
Carlos Daniel, Ana Lourenço e João Adelino Faria com coordenação de Sandra Sá Couto, são os jornalistas escolhidos para conduzirem a emissão da noite eleitoral do próximo domingo, 18, na estação pública. A grande surpresa é a ausência de José Rodrigues dos Santos, uma notícia avançada pelo Correio da Manhã.
O conhecido jornalista - pivô do principal espaço informativo da RTP1, o 'Telejornal' - foi afastado de uma das emissões mais especiais para qualquer estação televisiva. José Rodrigues dos Santos já confirmou a sua ausência, mas não avançou com pormenores.
Só que as razões para esta decisão da direção de Informação da estação pública começam a ser desvendadas. Parece que a forma como o jornalista conduziu a entrevista feita a Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP, no dia 24 de março, foi a "gota de água" e acabou por ser a razão principal para este desfecho.
Na altura, Rodrigues dos Santos abordou apenas a questão da guerra na Ucrânia e isso mereceu-lhe muitas críticas negativas, além de cinco queixas ao Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas. Mas esta não foi a primeira vez que o pivô do 'Telejornal' foi criticado pela forma como conduziu uma entrevista.
Também em 2024, a ERC considerou que o jornalista não tinha dado espaço a Marta Temido, ex-ministra da Saúde do governo de António Costa e à época candidata ao Parlamento Europeu. Foi considerado que José Rodrigues dos Santos não permitiu que a entrevistada desse o seu ponto de vista.