
José Rodrigues dos Santos é o pivot mais antigo da televisão portuguesa. Ontem, sexta-feira, 29 de novembro, o jornalista da estação pública foi um dos convidados de Júlia Pinheiro. Esta conversa foi a oportunidade para relembrar a polémica entrevista a Marta Temido, ex-ministra da saúde, durante a campanha para as eleições europeias, em junho passado.
Na altura José Rodrigues dos Santos foi arrasado nas redes sociais onde foi acusado de ser mal-educado com a ex-ministra da Saúde. Questionado pela apresentadora da SIC, aquele que é também um dos escritores mais bem sucedidos da atualidade não contornou o assunto: "Ela estava a fazer a sua campanha, eu estava a fazer as minhas perguntas. O tema da entrevista era difícil para ela, mas eu não estava irritado. Eu fiquei foi surpreendido por ela estar a negar matéria factual", afirmou o jornalista.
E esclarece ainda: "E quando um jornalista sabe que a matéria é verdadeira não pode deixar que o entrevistado induza em erro as pessoas. Fiquei surpreendido um pouco com isso. Estaria à espera que ela desse uma explicação para que razão isso está e quais eram as soluções que ela considerava necessárias para para sair desta situação, na qual estamos há quase 40 anos. Andamos há 40 anos a receber dinheiros da Europa e continuamos cá atrás."
José Rodrigues dos Santos acabou, no entanto, por desvalorizar a polémica: "Dois dias depois, falei com uma pessoa, nomeada pelo partido dela, para um alto cargo, um dos mais importantes cargos da Economia do país e a primeira coisa que ele me disse foi: 'As suas perguntas de anteontem foram todas na mouche. Você colocou todos os problemas que ninguém está a colocar sobre a economia portuguesa", realçou.