
Alexandra Lencastre foi acusada de abandonar animais depois de assumir o compromisso de adotá-los.
Uma voluntária de associação de apoio a animais, Mizé Pinheiro da Cruz, contou à 'TV7 Dias' que a estrela da TVI comprometeu-se a ficar com dois cães da antiga proprietária da sua nova casa, em Sintra, que comprou no ano passado. "A senhora, que já era idosa, disse que uma das condições [para venda] era ficarem com os animais. Ela primeiro disse que não e uma das filhas dela é que disse que sim. Tanto que os cães ainda estão em nome da senhora, da antiga proprietária da casa. Mas a Alexandra, quando lá chegou, disse para tirar de lá os cães".
Uma fonte próxima da jurada de 'Dança com as Estrelas' apontou o dedo para a antiga proprietária da casa, a primeira responsável pelos animais, mas não negou que Alexandra tenha aceitado adotar os cães.
"Alexandra comprou a casa e a senhora tinha lá os cães e deixou-os lá. Os cães ficaram lá, nunca passaram para o nome da Alexandra. Houve ali uma tentativa de lá deixar os cães e que a Alexandra ficasse com eles. Da parte da Alexandra, houve uma intenção inicial em que ela disse à senhora que podia ir descansada que eles ficavam lá em casa, mas depois ela não quis", afirmou a fonte.
A atriz "não consegue dizer que não e não conseguiu dizer que não à senhora. Depois ficou com uma situação nos braços que era por si só muito complicada". Alexandra tem aos seus cuidados os pais. A sua mãe está num estado difícil devido ao Alzheimer. "Ela não tem vida para tratar de animais, a mãe tem medo porque é uma criança de 80 anos. O irmão medo tem porque anda de andarilho e de muletas e estamos a falar de dois labradores que não são cães pequenos".
Alexandra então terá procurado ajuda dos amigos, um dos quais ficou com os cães por cinco meses, numa "situação transitória", e depois foram entregues a Coração 100Dono - Associação de Defesa e Proteção dos Animais Abandonados, no Algarve, onde esperam para serem adotados.
Não se sabe se Alexandra poderá ser penalizada pela situação, já que não adotou oficialmente os animais. O abandono de animais é um crime em Portugal, considerado mau-trato, "punido com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias".