'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Marcelo: Um ano como Presidente

Marcelo: 1 ano de Presidência, 12 momentos inesquecíveis

O Presidente escolheu o Vaticano para a sua primeira visita oficial. Foi o primeiro Chefe de Estado a visitar Cuba e celebrou o Dia de Portugal, ao lado de António Costa, em Paris. No verão reencontrou os netos, no Brasil. No dia de Ano Novo, não faltou ao seu habitual mergulho, no mar, em Cascais.
Por Isabel Laranjo | 24 de janeiro de 2017 às 08:48
Marcelo em Cuba.jpg
pub
pub
pub
Marcelo no Brasiljpg
Marcelo no Brasiljpg

Hiperativo assumido, o Presidente é quase omnipresente. Dos grandes salões políticos às ruas, junto do povo, Marcelo Rebelo de Sousa é um fenómeno de popularidade e nunca nega uma 'selfie' ou um beijinho.

Se não fosse obrigado, não teria seguranças. Salvaguarda alguns dos seus hábitos e guarda momentos só para si e para a família e amigos. Continua a morar na casa arrendada de Cascais e tem pena de não ter os netos por perto. Ainda assim, assume: "Não se trata de um cargo eterno. Se assim fosse, não estaria aqui", como confessou, em conversa com o site FLASH!, aquando da sua viagem oficial ao Brasil. Remete para setembro de 2020 a revelação sobre se será, ou não, candidato a um segundo mandato.

Escolhemos 12, de inúmeros, momentos marcantes do primeiro ano de presidência.

1 – Há precisamente um ano, Marcelo Rebelo de Sousa era eleito o quinto Presidente da República Portuguesa, em democracia. Num feito inédito, venceu, à primeira volta, em todos os distritos e alcançou um total de 52% dos votos. A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde se formou e fez carreira, enquanto Professor, foi o local escolhido para celebrar a vitória e fazer o primeiro discurso. Marcelo estava emocionado. O filho, Nuno, viajou de propósito do Brasil, onde mora e trabalha, para estar junto do pai, neste dia tão importante. Sofia, a filha, era o rosto visível do contentamento. O pai, que foi a eleições como candidato independente, era, a partir do dia 24 de janeiro de 2015, o novo chefe de Estado. Tomou posse a 9 de março.

2 – O Vaticano foi escolhido para a primeira viagem oficial. Católico praticante, o Presidente quis ainda prestar homenagem à primeira entidade a reconhecer Portugal como nação, em 1179, pela mão do Papa Alexandre III. O encontro com o Papa Francisco foi muito especial e Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de lhe oferecer um presente pessoal: um registo de Santo António, que fazia parte da sua coleção particular.

3 – Do Vaticano rumou a Espanha, onde se encontrou com os reis Letízia e Felipe VI. Por norma, Espanha é o primeiro país a ser visitado pelos chefes de estado portugueses, não só por ser a única nação com quem Portugal tem fronteira terrestre, mas também pelos laços que unem os dois países. Os reis de Espanha retribuiram a visita em novembro de 2016, tendo estado no Porto, Guimarães e Lisboa.

4 – Moçambique, país ao qual Marcelo tem ligações afetivas, dado que o seu falecido pai, Baltazar Rebelo de Sousa foi governador geral daquela ex-colónia, foi a próxima paragem. Famosas ficaram as imagens de um Presidente e alegre, a dançar numa escola, com as crianças.  

5 – O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas foi festejado além-fronteiras. Uma nova modalidade e que Marcelo promete repetir. Paris foi o destino escolhido, devido à grande comunidade portuguesa ali instalada. O Presidente foi recebido em euforia e até enfrentou os lesados do BES, acalmando as suas preocupações. Na festa promovida pela Rádio Alfa, o Presidente Marcelo mostrou o seu lado de "entertainer". Subiu ao palco e, enquanto o percorria, ia fazendo um discurso motivador e descontraído. O tempo estava incerto e a chuva apareceu. António Costa foi proteger Marcelo, que foi seu professor na Faculdade de Direito, com um guarda-chuva. A imagem tornou-se simbólica da boa convivência entre Presidência e Governo.

6 – Portugal batia-se pela vitória no campeonato europeu de futebol. "Somos os melhores", disse o Presidente em Paris. Certo é que a seleção sagrou-se campeã e trouxe a taça do Euro 2016. Todos os elementos da seleção foram agraciados comendadores da Ordem de Mérito e recebidos no Palácio de Belém, em clima de euforia. Ronaldo levantou a taça sob o olhar brilhante e feliz do Presidente.

7 – Os Jogos Olímpicos foram o mote da visita ao Brasil. A comitiva presidencial passou pelo Rio de Janeiro, onde o Presidente assistiu à cerimónia inaugural das olimpíadas, passou por São Paulo e terminou em Recife. Além dos compromissos de agenda, Marcelo Rebelo de Sousa reservou a manhã e almoço de 8 de agosto para estar com o filho, Nuno, que completava 43 anos, e com os cinco netos.

8 – A praia do Gigi, na Quinta do Lago, é uma tradição de há vários anos. Apesar de se ter tornado chefe de estado, o Presidente não abdica de algumas rotinas e as férias de verão, nesta zona, são para continuar. Voltou ao toldo de sempre, com a namorada, Rita Amaral Cabral.

9 – Marcelo Rebelo de Sousa foi, também, o primeiro Chefe de Estado português a visitar Cuba. Aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro. "Tenho uma grande curiosidade", revelava aos jornalistas o Presidente, que nunca tinha estado naquela país. O encontro com Fidel Castro, que acabaria por falecer um mês depois, a 25 de novembro.

10 – A rainha de Inglaterra, Isabel II, recebeu Marcelo Rebelo de Sousa no palácio de Buckingham, a 17 de novembro. Sem querer, Marcelo fez rir a rainha, ao contar-lhe a memória que tinha da primeira visita da monarca a Portugal. Foi em 1957. A rainha tinha 30 anos e o, na época, pequeno Celinho, 8. O Presidente recordou que era uma criança. A rainha retorquiu, divertida: "Tenho a certeza que era".

11 – E se, de repente, visse o Presidente a vender agendas num centro comercial? Os portugueses tiveram essa oportunidade. Para Marcelo, palavra dada é para cumprir. Depois de ter estado no núcleo de pediatria do IPO, de Lisboa, a promover a "Agenda Solidária 2017", o Presidente lançou o repto: "Escolham uma data e um local e eu lá estarei, a ajudar a vender as agendas". Assim foi no dia 20 de dezembro, na praça central do Centro Colombo.

12 – Nadador exímio e nada friorento, Marcelo Rebelo de Sousa gosta de mergulhar no mar, seja verão ou inverno. Por isso, cumpriu a tradição de há mais de 40 anos, desde que vive em Cascais, e foi dar o primeiro mergulho do ano na praia dos Pescadores, no dia 1 de janeiro. "Os meus filhos costumavam vir comigo. Este ano, o Nuno não está cá e a minha filha está adoentada. Sempre que posso venho", garantiu, para depois distribuir os habituais beijinhos e 'selfies'.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável