
Diogo Morgado mostrou-se revoltado e criticou o governo e o Presidente da República por não terem ido ver a peça 'Ruy, a história devida', com Ruy de Carvalho, e com encenação de Paulo Sousa Costa. Mas Maya não gostou das palavras e acabou por reagir. "Devo dizer que o Diogo está um bocadinho mal informado. Entre outras, várias figuras públicas, várias entidades oficiais foram ver Ruy de Carvalho em diversas circunstâncias mas há uma em que o senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, se dirige ao teatro no espetáculo onde Ruy de Carvalho estava, em 2022, e no final, condecorou-o com a Grã Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago de Espada", atirou Maya na 'Noite das Estrelas'.
"Portanto, não pode o Diogo estar aqui a generalizar. Até porque Ruy de Carvalho tem sido acarinhado", continuou. "Há aqui um exagero do Diogo. Eu acho é que o Diogo anda distraído […] mas quando se fazem críticas deste teor é bom que esteja atualizado com as coisas. Mais que não seja, vai ao Google".
Diogo escreveu a crítica no seu Instagram: "Fui ver o nosso 'Ruy'. Sim, ele é nosso. Saí em lágrimas. Não só pelo que está em palco, mas por tudo o que representa. No ano em que o homenageiam novamente com um prémio de carreira, olho para o monstro sagrado no palco, sabendo que nenhum ministro da Cultura, primeiro-ministro, nenhum presidente da Câmara ou República se dignou a prestar a sua homenagem, simplesmente vindo ao teatro ver o Ruy na sua arte. Mas serão os primeiros a dizer como ele era grande e incrível daqui a muitos anos quando nos deixar. Revolta-me pois, fica claro a natureza de um meio que só pensa na Cultura e nos artistas quando é conveniente", afirmou, apelando ao público para ver a peça que está em cartaz no Taguspark.