'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
polémica

Mito urbano perdura há anos apesar das evidências: Carlos Paião enterrado vivo e arranhou o caixão

Carlos Paião não resistiu a acidente de automóvel. Viúva, que é médica, fala do "mito" que foi inventado sobre o cantor.
26 de agosto de 2023 às 17:56
Carlos Paião
Carlos Paião Foto: Cofina Media

E num ápice passaram 35 anos desde que Carlos Paião morreu. O cantor não resistiu a um grave acidente de automóvel quando se deslocava, no dia 26 de agosto de 1988, para um concerto. A carrinha onde seguia embateu num pesado e o cantor não resistiu.

Mas numa altura em que não havia redes sociais, surgiu o rumor de que o cantor teria sido enterrado vivo... tudo porque alguém fez correr, com sucesso, de que quando foram retirar as ossadas do caixão, este estaria arranhado e os ossos revirados. Foi um dos maiores boatos que surgiu em Portugal. 

Uma lenda que Zaida Cardoso desmistificou, sublinhando que o corpo do autor de 'Playback' e 'Pó de Arroz' foi autopsiado em Lisboa. 

Sem rasto de quando começou o "mito"

Em 2018, na altura em que se falava nos 30 anos da morte de Carlos Paião, a jornalista Joana Martins, mestre em Ciências da Comunicação e autora da tese de doutoramento 'A morte na imprensa: a evolução no tratamento mediático da morte de figuras públicas', comentou que chegou a procurar informações sobre a hipótese de Carlos Paião ter sido enterrado vivo, para incluir no documento, mas não encontrou nada na imprensa.  

"Não encontrei nenhuma referência sobre isso nos jornais da época. Era um mito infundado e pouco credível, mas os jornais da altura nem sequer se sentiram tentados a pegar nisso e hoje em dia de certeza que pegavam", afirmou em entrevista ao 'Sapo24'.

Para além de autora da tese, Joana Martins tem também uma relação quase familiar com o cantor, apesar da idade que tinha quando ele morreu. "Ele era amigo da minha família, era amigo de infância da minha mãe e eu recordo-me vagamente de ele ter morrido, eu tinha seis anos na altura", afirmou.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável