
Morreu, aos 85 anos de idade, o conceituado advogado e fiscalista Henrique Medina Carreira, figura conhecida dos telespetadores, em especial pelos assertivos comentários sobre a atualidade política, económica e social que fazia no programa 'Olhos nos Olhos', na TVI, quase sempre tendo como interlocutora a jornalista Judite Sousa. Antes de transitar para a estação de Queluz de Baixo, Medina Carreira foi presença assídua como comentador-residente nos programas semanais de Mário Crespo na SIC Notícias.
Nascido na Guiné Bissau em 1931, Henrique Medina Carreira foi subsecretário de Estado do Orçamento em 1975, ministro das Finanças do I governo constitucional, entre junho de 1976 e janeiro de 1978, e também candidato vencido a bastonário da ordem dos Advogados.
O fiscalista Henrique Medina Carreira morreu esta tarde num hospital de Lisboa, onde estava internado há vários dias, depois de ter padecido de uma doença prolongada.
Crítico dos gastos públicos excessivos de vários governos no regime democrático, Henrique Medina Carreira defendia publicamente a urgência de reformas profundas em vários setores do Estado. Além das suas teorias altamente controversas, defendia com estoicidade e veemência nas suas intervenções televisivas semanais medidas ainda mais duras de austeridade. O malogrado fiscalista foi acusado de ser "um velho do Restelo", mas sempre estudou a fundo as questões da macro economia e grande parte das suas teorias mantêm atualidade.