'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Nacional

Morreu o bailarino e coreógrafo Jorge Salavisa, aos 81 anos

O ex-diretor da Companhia Nacional de Bailado e um dos principais nomes do bailado contemporâneo nacional morreu esta segunda-feira.
28 de setembro de 2020 às 15:48

Nascido em Lisboa, em 1939, Jorge Salavisa iniciou os estudos de dança com Ana Máscolo e prosseguiu a sua formação artística em Paris, com Victor Gsovsky e Lubov Egorova, ingressando a seguir no Grand Ballet du Marquis de Cuevas, onde permaneceu até à extinção dessa companhia, em junho de 1962.

Em 1977 depois de uma carreira internacional foi convidado para ser Mestre de Bailado do Ballet Gulbenkian, tendo sido nesse mesmo ano nomeado para director artístico do Ballet Gulbenkian, funções que continuou a desempenhar até 23 de Março de 1996, data em que, a seu pedido, abandonou o referido cargo.

Em 1986 foi um dos nomeados para o Prémio Laurence Olivier, um dos galardões mais importantes na área do teatro e dança. 

A partir de 1996 assume funlões como presidente do Instituto Português do Bailado e da Dança, a associação que tutelava a Companhia Nacional de Bailado, tendo como principal missão realizar uma reestreuturação deste corpo de baile. Jorge Salavisa foi director da CNB entre 1998 e 2001.

Entre fevereiro de 2002 e maio de 2010 foi diretor artístico do teatro municipal São Luíz, em Lisboa.

Jorge Salavisa também presidiu ao Organismo de Produção Artística, entidade gestora do Teatro Nacional de São Carlos e da CNB, entre maio de 2010 e janeiro de 2011.

Ao longo da carreira, Jorge Salavisa trabalhou com bailarinos e coreógrafos de renome como Bronislava Nijinska, Robert Helpmann, Daniel Seillier, Nicholas Beriosoff, Maria Fay, Roland Petit, Mary Skeaping, John Taras, entre outros.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável