Toy é um dos músicos mais conhecidos dos portugueses. Presença habitual em programas de entretenimentos dos quatro canais da televisão generalista [e não só], o artista também é um dos mais requisitados de norte a sul do país para atuar em festas e romarias.
É o cantor que escreve o repertório e tem cerca de três mil obras registadas na Sociedade Portuguesa de Autores. Fez recentemente um trabalho para uma série da RTP e fará temas para a nova novela da SIC, 'A Promessa'. Várias bandas sonoras de novelas, como a 'Olhos D’Água' (TVI, 2001), têm a sua assinatura, conforme realça a revista 'Sábado' que chegou hoje, quinta-feira, 27, às bancas.
Só que Toy - António Manuel Neves Ferrão, o seu nome de batismo - não se contenta apenas com o seu imenso sucesso musical. Aos 61 anos de idade, o artista já pensa no tempo em que se retirará dos palcos. À Sábado, o músico setubalense confessa que tem ambições para além do mundo artístico.
"Quando se reformar dos palcos, tenciona dedicar-se ao poder local. Gostaria de ser presidente da câmara de Setúbal [cidade onde nasceu]", lê-se na referida publicação. Toy acredita que a sua cidade tem "uma energia especial" e ser a "mais nortenha a sul do País", pelo acolhimento e até pelo palavreado. Agora, só o tempo dirá se o artista vai conseguir realizar este seu sonho político.