
O mau-estar entre Cristina Ferreira e José Eduardo Moniz está a tornar-se cada vez mais evidente, com as duas personalidades de peso da TVI a divergirem em relação ao rumo que este deve tomar. O antagonismo ficou marcado quando a apresentadora esteve ausente do encontro com a Imprensa, no âmbito do aniversário do ‘Esta Manhã’ e do lançamento do ‘Vai ao Racha’, de Pedro Teixeira, tendo sido substituída por um dos seus homens de confiança, João Patrício.
No seio do desentendimento estará o pedido de José Eduardo Moniz para que Cristina Ferreira regresse às manhãs da estação, numa movimentação que, para o diretor-geral do canal, seria um importante trunfo na guerra das audiências contra a SIC. A diretora de Entretenimento e Ficção do canal, todavia, não estará interessada em voltar ao horário que a estabeleceu enquanto figura de proa da televisão portuguesa, quando conduzia o ‘Você na TV!’ ao lado de Manuel Luís Goucha.
"A relação entre a Cristina e o Zé Eduardo não está nada fácil. Eles são incompatíveis. A corda vai acabar por partir para um dos lados e, neste momento, a Cristina tem mais força. A posição do Zé ficou muito fragilizada depois de ele ter sido constituído arguido no processo do Benfica", frisou uma fonte do canal à ‘TV 7 Dias’.
"A Cristina culpa o Moniz pelo fracasso do programa da Iva Domingues, ‘É da Casa’, e pelo insucesso de audiências de ‘A Ex-periência’, que foi ideia dele e que ela sempre se mostrou contra. A Cristina diz, na TVI e até fora, que o José Eduardo está antiquado na televisão. Que tem uma visão que já não se adequa aos dias de hoje, o que leva aos sucessivos fracassos", revelou uma outra fonte à mesma publicação.
"Está a tornar-se impossível a convivência entre eles os dois, por muito que eles tentem transparecer outra coisa. Ela quer vê-lo fora da estação, já nem disfarça. Mas o contrato dele só termina em janeiro de 2024, por isso, ainda tem mais um ano no canal", acrescentou.
"Ele está farto de saber que ela não quer voltar às manhãs, mas é a ideia dele! Ele garante que a solução não está nos programas, mas, sim, em voltar a ter a Cristina Ferreira no matutino. Estão num verdadeiro braço-de-fero e não creio que nenhum venha a ceder. O Moniz já chegou a dizer que só está ali para ajudar. Basicamente, a Cristina está a fazer com ele o que fez anteriormente com o Daniel Oliveira, na SIC", rematou.