'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Nacional

O teatro em Portugal está mais pobre: morreu o ator, encenador e criador Jorge Silva Melo

Jorge Silva Melo morreu aos 73 anos. Deixa um enorme legado e muitos amigos que nesta hora lhe prestam homenagem.
15 de março de 2022 às 18:21
Jorge Silva Melo
Jorge Silva Melo
Jorge Silva Melo
Jorge Silva Melo
pub
Jorge Silva Melo
Jorge Silva Melo
Jorge Silva Melo
Jorge Silva Melo
Jorge Silva Melo
Jorge Silva Melo
Jorge Silva Melo

Desde Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, Maria Rueff e muitos outros artistas. São várias as homenagens prestadas a Jorge Silva Melo, figura maior do Teatro em Portugal nas últimas décadas, que morreu na noite de segunda-feira, aos 73 anos.

O ator, encenador e criador estava internado no hospital, onde não resistiu a um cancro contra o qual lutava há vários anos.

Era um homem de várias paixões para além da representação: era escritor, encenador, crítico e cineasta. Porém, uma das suas maiores paixões e à qual dedicou grande parte da sua vida foi ao teatro, sendo um dos fundadores em 1973 do Teatro da Cornucópia e depois dos Artistas Unidos.

Marcelo Rebelo de Sousa já prestou homenagem ao encenador: "Jorge Silva Melo não era apenas um dos encenadores mais emblemáticos e dinâmicos do teatro português; foi, a par disso, ator, dramaturgo, cineasta, professor, crítico, cronista, memorialista, bem como um homem politicamente empenhado e um descobridor de talentos e congregador de vontades", escreveu o Presidente da República no site oficial.

"Deixou-nos, em diversos registos, a crónica de duas gerações, a sua e a dos atores que tanto amava; um acervo de monografias filmadas sobre artistas portugueses; e um longo trabalho sobre o teatro contemporâneo, que encenou, traduziu e editou", sublinhou ainda Marcelo.

Vários atores prestaram também as suas homenagens: Miguel Costa, Diogo Infante, Paula Neves, Zé Condessa, Ângela Pinto, João Reis, Sofia Nicholson foram alguns deles.

Maria Rueff lamentou a morte do ator dizendo: "Derradeiro aplauso para Jorge Silva Melo. Deixa o Teatro bem mais pobre."

"E agora, Jorge…?, escreveu Alexandra Lencastre.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável