'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Verão dos políticos

Os contrastes: as diferenças entre as férias ricas de Montenegro e as modestas de Passos Coelho

Já foram muito próximos mas a política tornou os dois primeiros-ministros do PSD mais distantes, a começar pelas diferenças das férias. As escolhas de Luís Montenegro e Pedro Passos Coelho.
24 de agosto de 2024 às 14:25
Padro Passos Coelho no Algarve
Padro Passos Coelho no Algarve
Padro Passos Coelho no Algarve
Padro Passos Coelho no Algarve
pub
Padro Passos Coelho no Algarve
Padro Passos Coelho no Algarve
Padro Passos Coelho no Algarve

Ao fim de quase uma década, Luís Montenegro resgatou o Governo das mãos do Partido Socialista depois de ter escapado a Pedro Passos Coelho, o antigo líder social democrata e antigo primeiro-ministro que, desde 2015, se tem mantido afastado do espaço público – ainda que com algumas intervenções extemporâneas, mais ou menos polémicas –, dedicado a cumprir a promessa que fez à mulher, Laura Ferreira, antes da sua morte, de não voltar à vida política a sério até que a filha Júlia fosse mais crescida.

Ironicamente, Luís Montenegro foi líder parlamentar do PSD durante o Governo de Pedro Passos Coelho, que acusa agora o atual primeiro-ministro de se tentar "desligar" do legado do próprio Passos Coelho. E, de facto, os dois dirigentes não podiam ser mais distintos, na forma de estar na política mas também no lado mais pessoal, férias de verão incluídas. Ora vejamos. 

O primeiro-ministro Luís Montenegro continua de férias com a família. Uma pausa regeneradora depois do turbilhão que têm sido os primeiros meses de Governo, e na preparação do que aí vem, com as negociações para a aprovação do próximo Orçamento de Estado.

Os primeiros dias de férias foram com a família reunida na Praia do Ancão, zona de elite no Algarve, tal como avançou o Correio da Manhã, e a FLASH! noticiou. Esta é a praia de eleição do atual primeiro-ministro para ir a banhos desde há vários anos e Luís Montenegro seguiu exatamente as mesmas rotinas de quando não estava no Governo. Tal como descrito pela FLASH! anteriormente, o político, de 51 anos, desfrutou da companhia da mulher e dos dois filhos, sem a presença de seguranças, e aproveitou para matar saudades da vida como ela era, ainda que agora seja impossível passar despercebido.

E, depois do Ancão, Luís Montenegro a mulher e os dois filhos apanharam voo para o Brasil, onde o primeiro-ministro voltou a ser fotografado pelo 'CM'. O líder do Governo escolheu Perobas, Natal, no Nordeste brasiliero, conhecida como a praia da elite portuguesa no Brasil.

Enquanto isso, o antigo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, mantém-se fiel à sua praia de sempre: Manta Rota, no sotavento algarvio, longe das elites e dos caciques partidários. Recorde-se que estes últimos anos têm sido de dor e superação para Pedro Passos Coelho depois de ter perdido o pai em 2019, a mulher, Laura Ferreira, em 2020, após uma luta de quase seis anos contra o cancro, e, também nesse mesmo ano, o irmão, Miguel Passos Coelho.

O Algarve, como muitas outras coisas, trará certamente sentimentos dúbios a Pedro Passos Coelho que lá viveu das melhores férias ao lado da mulher. Ao longo de vários anos, foi possível ver as imagens do casal feliz na Manta Rota, onde Passos Coelho tem casa. Desde que assumia o cargo de primeiro-ministro e era fotografado a comprar peixe fresco no mercado, passando pelo momento em que se retirou do Governo, mas continuou a refugiar-se no sítio de sempre. Até ao dia em que o país susteve a respiração quando o viu de mão dada com Laura Ferreira, mas já sem cabelo, devido aos efeitos da quimioterapia.

Todos os verões, o antigo primeiro-ministro regressa ao destino de férias onde viveu tantos dias felizes ao lado da mulher e das filhas. O ex-líder social democrata faz questão de manter a tradição e as memórias desses tempos de sorrisos em família, quando caminhava ao lado de Laura Ferreira pelas ruas de Manta Rota, a caminho da praia.

Pedro Passos Coelho está de férias em Manta Rota com a filha Júlia, atualmente com 18 anos de idade. Segundo o 'Vidas', a cumplicidade de pai e filha é muito forte, apesar da jovem já ter namorado, que também passou alguns dias no Algarve. De acordo com a revista do 'CM', Passos Coelho contou ainda com as companhia da enteada Teresa e com a visita da primeira mulher, Fátima Padinha, antiga elemento das Doce e a viver vários problemas de saúde. Passos Coelho continua a preferir o Algarve do homem comum, ao do das elites, eleito por Montenegro.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável