Já lá vai o tempo em que o condomínio de luxo idealizado e construído por André Jordan, a Quinta do Lago, era frequentado apenas por empresários com altos cargos em multinacionais ou pelos políticos mais "badalados" do momento. Hoje nomes como Lobo Xavier, Luís Marques Mendes ou Pedro Santana Lopes já quase caíram no esquecimento por ali. O próprio Marcelo Rebelo de Sousa, que fez da praia do Gigi sua "casa de férias" durante décadas, acabou por trocá-la pela modesta Monte Gordo, que agora parece cativar não só o Presidente da República, como também o lider socialista, Pedro Nuno Santos, Marta Temido, ou todos aqueles que procuram umas férias mais conectadas com o descanso do que propriamente com um refúgio dourado.
Apesar de a Quinta do Lago ter perdido gás face a anos anteriores - então se recuarmos 10 anos no tempo estava lá tudo - ainda continua a ser um dos recantos favoritos dos milionários em Portugal. Faro de um lado e Quarteira do outro são as linhas que separam as férias de quem pode pagar, e bem, pelo descanso. A costa é a mesma, o Atlântico que as banha igual, mas a 'fauna' é diferente. É pelo Vale do Garrão, Vale do Lobo, Ancão e Gigi que se dividem as figuras de elite nacionais.
O Ministro da Economia, Pedro Reis, já lá esteve a banhos, e nos últimos dias também o Primeiro-Ministro Luís Montenegro e a família se mostraram no Ancão a desfrutar das altas temperaturas, conforme mostram as imagens divulgadas pelo Correio da Manhã. Depois de um ano de mudanças e desafios, é na praia onde sempre passou férias que o clã se voltou a encontrar-se para matar saudades das antigas rotinas. E os sorrisos estão a dominar estes dias de Montenegro ao lado da mulher, Carla, dos dois filhos, e ainda do amigo Hugo Soares, presidente do Grupo Parlamentar do PSD e respetiva família.
Entre as caras conhecidas da televisão, Maria Cerqueira Gomes escolheu também este cenário para mostrar ao namorado, o toureiro espanhol Cayetano Rivera, que bem se está no Algarve. Ao casalinho juntou-se outro, com a filha da apresentadora, Kika, a mostrar as maravilhas de Vale do Lobo ao companheiro, o piloto Pierre Gasly.
Poucos dias depois, também por lá andava Vasco Palmeirim, que escolheu a Praia do Gigi para momentos de descontração ao lado da mulher, Bárbara, e dos dois filhos. O casal esteve acompanhado pelo tenista João Sousa e a namorada deste, desfrutando de longas idas a banhos no mar algarvio, que convida a mergulhos com a temperatura da água a estar mais elevada do que o habitual.
Se muitos já viraram costas a este areal de sonho, há outros tantos para quem a costa que vai do Gigi a Vilamoura continua a ser o que era e Lourenço Ortigão escolheu precisamente esta zona para celebrar o aniversário ao lado da companheira, Kelly Bailey, do filho, e rodeado de amigos e família. "Quis o destino que o meu telefone avariasse no meu dia de anos e que fosse 'obrigado' a viver estes dias sem distrações", escreveu o ator nas redes sociais, mostrando que os percalços tecnológicos acabaram por tornar o dia de anos ainda mais especial.
É certo que, por cá, a Quinta do Lago&companhia já gozou de mais popularidade e lá vai sendo trocada por outros destinos que políticos, futebolistas e estrelas de televisão colocam na moda, mas entre quem visita o nosso país, de fora para dentro, este continua a ser um paraíso que está em alta.
E basta fazer o percurso entre Faro até ao Gigi para perceber porque é que aquele tem todos os ingredientes para ser escolhido como destino de elite: os imponentes campos de golf garantem aos milionários a distração para quando está vento na praia e a piscina já cansa, há lojas de luxo espalhadas pela Quinta do Lago e Vale do Lobo para satisfazer os caprichos mais exigentes e restaurantes de Estrela Michelin, ladeados de outros que podem não a ter, mas nos quais a qualidade está muito acima da média.
E todos os anos há novidades a acenar aos muito ricos de Portugal e do Mundo. Por exemplo, este ano a Quinta do Lago foi notícia por ter visto nascer um restaurante como não há muitos no nosso país. E falamos não tanto na comida como no tipo de serviço que presta. E não, não nos estamos a referir ao novo espaço que Olivier Costa abriu por aquelas bandas, mas sim do Authentic, onde tudo reluz e é quase ouro.
Com papel de parede da Versace e toda uma decoração luxuosa, o restaurante disponibiliza motorista privado e um serviço premium na sala vip isolada de todo o resto do espaço. No menu, há de tudo para satisfazer os clientes mais exigentes e a garrafa mais cara, de conhaque, chega, por exemplo, aos 30 mil euros. Segundo os responsáveis do espaço, é possível fazer uma refeição completa por 150 euros (se não encher a barriga, clarp), mas caso de entusiasme pode acabar a pedir uma sobremesa de 600 euros e a lavar os pratos do restaurante, se não estiver a contar com isso.
É apenas o exemplo de como esta zona, onde as mansões são mesmo mansões (não é possível confundir com vivendas) e os jardins pequenas obras de arte, continua a afunilar caminho rumo à excluisvidade. De facto, passear pela Quinta do Lago é um encanto para quem apreciar coisas belas: parece que tudo está milimetricamente aparado, arranjado, pintado para perfazer um quadro belo, que seduz quem lá passa férias. E são muitos. É que se os portugueses não escapam aos paparazzi e desfilam pelas revistas cor-de-rosa, há verdadeiros milionários do mundo que se sentem 'a salvo' dos olhares alheios no Algarve e que vão para lá precisamente para não serem vistos.
Esses, os verdadeiros milionários, estão à vista de todos mas ao mesmo tempo escondidos, naquele que é o grande encanto da Quinta do Lago: o sonho de viver um anonimato no meio de um luxo tranquilo, em perfeita comunhão com a natureza.