
Pedro Barroso falou sem quaisquer rodeios sobre os tempos em que sofreu de adição de drogas. O ator de 36 anos consumiu durante muitos anos cocaína, afirmando que quando o fazia sentia uma grande leveza e os problemas desapareciam.
"Os consumos de cocaína deixavam-me muito mais leve naquilo que eram os meus transtornos, as minhas dúvidas, as minhas inseguranças.", contou José Castro da novela 'Golpe de Sorte' da SIC justificando o porquê de consumir cocaína e lembrando esses momentos.
"Acabava de gravar, ia buscar para consumir, começava a consumir, agarrava no carro, fazia Lisboa-Porto, Porto-Lisboa.", disse o ator partilhando ainda o que a cocaína simbolizava naquela altura. "Era como se fosse o meu medicamento, que me ajudava a suportar aquilo que era o meu vazio.", assumiu Pedro Barroso numa entrevista que deu ao Observador numa iniciativa sobre a saúde mental.
Porém, reconhece que este consumo foi destruindo a relação com os amigos, a família, os colegas de trabalho e mesmo financeira e fisicamente estava a levar o ator a extremos insuportáveis.
Um dos rostos mais conhecidos da ficção portuguesa aceitou ajuda num dia em que estava em estúdio a gravar uma novela e lhe propuseram ajuda para se livrar desta adição. Este foi o primeiro passo para se começar a curar, o qual o ator relembra que não foi fácil.
"Quando chego ao pátio onde estavam os meus colegas de tratamento, há aquela sensação de 'para onde é que eu vim?'", recorda Pedro Barroso quando entrou no centro de toxicodependência onde esteve durante cinco meses, dando conta de como se sentia nessa altura. "Dá vergonha, sentes-te humilhado por ti próprio, sentes-te incapaz, sentes que as pessoas a quem criaste danos merecem melhor.", confessou o ator recordando que ao mesmo tempo se sentia seguro, equilibrado e feliz.
Pedro Barroso falou ainda na importância de falar sobre recaídas."É importante falarmos das recaídas. As pessoas pensam que vais para tratamento e não há recaídas. Eu recaio quando tinha nove meses do tratamento.", contou o ator lembrando ainda outra recaída quando viajava pelo mundo, explicando que parecia que uma montanha lhe caia em cima.
Por isso mesmo, o ator diz que irá falar do tema das drogas sempre no presente. "Nunca vou falar da adição no passado. Isto pode-me acontecer e tenho que estar sempre alerta.", sublinhou Roni Raña da novela 'A Herdeira' da TVI acrescentado que a necessidade pode não ser diária, mas que um acontecimento inesperado na vida pode resultar numa recaída.
Longe das drogas, Pedro Barroso vive atualmente na aldeia de Freixo com a mulher, Mariana e o filho Santiago, de apenas oito meses. O ator é neste momento empresário, mas continua ligado à televisão e afirma que está pronto para voltar.