
O antagonismo entre Rafael e Ana Morina foi um dos temas que inevitavelmente marcaram a gala do ‘Big Brother’, da TVI, no passado domingo, na qual João Ligeiro foi o concorrente escolhido pelos portugueses para abandonar a casa da Malveira. Rafael havia sido sancionado pela produção com várias penalizações, incluindo nomeação direta na próxima semana, após ter insultado continuadamente a executiva, chamando-a de "chupa-p****" ou "monte de m**** ambulante" e declarando que esperava que fosse "apanhar no c*", imagens que foram depois transmitidas na casa, deixando a participante em lágrimas.
Cláudio Ramos e Manuel Luís Goucha questionaram Rafael sobre estas atitudes, tendo este alegado que a interpretação das suas palavras não teria sido a mais correta e que também havia sido chamado de "machista" pela rival. Sobre esta resposta, Goucha não hesitou em contra-argumentar: "Machista não pode ser entendido tout court como um insulto, é a pessoa que se rege no conceito que o homem socialmente é sempre superior à mulher. Você disse coisas muito mais graves: a gravidade daquilo que você disse no jardim é bem maior do que o chamarem de machista", frisou o apresentador.
Apesar de novamente se ter recusado a pedir desculpas, Rafael reconheceu ter errado, mas justificou: "As palavras não foram bem utilizadas, peço desculpa por isso, estamos aqui a dar valor a isto que eu disse durante um dia, ou melhor, três ou quatro ocasiões, quando todos os dias durante 9 semanas estou a levar com esta senhora aqui. Ela não tem assim tanto medo de mim, porque ela no outro dia durante o jogo deu-me duas sapatadas nas costas."
A mãe de Rafael, Clara, interveio na gala através de videochamada e disse não ter gostado do que ouviu do filho: "Não é bonito, de modo alguma. Não foi a educação que eu lhe dei. Estas palavras que ele usa foram fruto de muitos meses a ser tratado assim. Claro que não vi com bons olhos, ele sabe que se tivesse perto eu teria feito uma chamada de atenção muito longa, de certeza absoluta", mas sublinhou que, na sua opinião, Ana Morina "desestabiliza" Rafael de forma intencional.