
O ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, foi alvo de um protesto de ativistas pelo clima esta terça-feira, 26 de setembro, que lhe atiraram tinta verde durante uma conferência promovida pela CNN Portugal. O ministro foi convidado da iniciativa, sob o tema 'A Nova Energia é Verde', quando três ativistas entraram em palco e atiraram tinta verde ao ministro.
Protestavam com palavras de ordem como "sem futuro não há paz", "o nosso futuro não é um negócio". Acusaram o ministro de não ter "legitimidade social para falar de crise climática" e a "Galp e a EDP" de "não quererem saber da transição climática". O episódio causou muita polémica e dividiu opiniões.
O músico dos D'Zrt Paulo Vintém partilhou o vídeo do incidente, que legendou com a frase: "Bem haja a quem não fica calado no seu canto a ver a caravana passar". O músico acabou por ser acusado de estar a apoiar o ataque ao ministro Duarte Cordeiro e viu-se obrigado a vir esclarecer as palavras partilhadas.
"Recebi algumas mensagens sobre este meu story. Sou a favor de lutarmos por um mundo melhor e de nos unirmos para nos fazermos ouvir. Mas nunca recorrendo a qualquer tipo de agressão ou violência", justificou-se o cantor.