
Ricardo Araújo Pereira sabe que tem uma vida boa. Reconhece que não tem um emprego normal e que não se pode queixar da crise: é bastante bem pago por aquilo que faz, nomeadamente na SIC, onde atualmente tem um programa diária para "analisar" a campanha eleitoral. Mas até um humorista de bolsos recheados tem momentos... duros.
E no caso de RAP, como é também conhecido, esse momento mais duro envolve o Benfica, a religião que abraçou em pequeno e da qual é fervoroso devoto. Foi por causa dos Encarnados que Ricardo sentiu necessidade de procurar ajuda para ultrapassar um período negro: e a "culpa" é de Jesus. De Jorge Jesus, mas não só.
"Em 2013, no espaço de 15 dias, o Benfica perdeu o campeonato nacional", começou por contar no podcast 'Um homem não chora'. "Houve ali um espaço de 15 dias em que o Benfica perdeu o campeonato, a Taça de Portugal e a Liga Europa... Isso deixou-me bastante abalado... Repare que isso coincide, acho que, com o momento em que eclode o caso BES, e eu percebo que também perdi uns trocos: isso não me fez mal, não me abalou de maneira nenhuma... Mas perder o Campeonato Nacional, a Taça e a Liga Europa, sim", recorda.
E acrescenta: "Quando me dirigia para o gabinete de um analista, diria que era psicoterapeuta, era um senhor muito reputado, e com razão, porque era e é excelente. É a primeira vez que estou a contar isto. Sentia-me ridículo a ir para lá. De cada vez que me sentava à frente dele, dizia: 'Isto é ridículo, não faz sentido. Não faz sentido que, especificamente eu, uma pessoa que tem a minha... sorte, a minha vida, isto, não faz sentido eu vir para aqui. Envergonho-me por aqui estar'. E acabei com aquilo o mais rapidamente que pude", contou ainda Ricardo Araújo Pereira.
"Se calhar o que o deixou mais em baixo nem foi o Benfica, se calhar não chegou a explorar isto", questiona a autora do podcast. "Será que o Benfica não era o pretexto para outra coisa? Eu acho que se o Kelvin não tem acertado aquilo, e se depois não tivéssemos perdido com o Chelsea e o Guimarães, eu não tinha ido procura aquilo. Não!", assegura o humorista.
Recorde-se que Ricardo Araújo Pereira é um dos milhares de lesados do BES, onde tinha investido parte do muito dinheiro que tinha ganho a dar a cara (e o corpo) a anúncios televisivos, numa altura em que o Gato Fedorento era chamado para quase tudo... e o quarteto de humoristas era pago a peso de ouro. Parte desse dinheiro... foi-se com o colapso do BES. Tal como aconteceu com Teresa Guilherme, que perdeu milhões nas mãos de Ricardo Salgado e companhia.
Mas, como reconhece Ricardo, não foi a perda desse dinheiro que o abalou... pelo menos conscientemente: foi mesmo o Benfica ter perdido tudo em tão poucos dias. Coração de benfiquista não aguentou... e foi pedir ajuda.