
A infanta Maria Francisca de Bragança casou-se com Duarte de Sousa Araújo Martins, no passado dia 7 de outubro, no Palácio Nacional de Mafra. Um dia de sol quente que levou o pai da noiva, Dom Duarte Pio, de 78 anos de idade, a usar um panamá branco durante a viagem de charrete até ao convento. E foi precisamente esse panamá que foi ontem, quinta-feira, dia 30 de novembro, a leilão.
Leilão, esse, que decorreu após o jantar dos Conjurados, que se realizou no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, e que tinha um preço fixo de 30 euros por pessoa. Além do valor arrecadado com as inscrições, Maria Francisca de Bragança organizou o referido leilão de bens, incluindo o panamá usado pelo seu pai, Dom Duarte Pio, no casamento no mês passado, para ajudar o Banco do Bebé.
Neste jantar dos Conjurados, que é um evento anual para assinalar a restauração da independência de Portugal, dando lugar ao D. João IV, o primeiro monarca da dinastia de Bragança, o panamá de Dom Duarte Pio foi arrematado por uma quantia bastante elevada: 5 mil euros, valor que reverte a favor do Banco do Bebé. A revelação foi feita por Alberto Miranda, especialista em famílias reais europeias.