
Quem é o homem de 81 anos, foi esfaqueado esta segunda-feira, 20, na sua casa, alegadamente pela própria filha, encontrando-se hospitalizado no Hospital de São José, em Lisboa? José Manuel Anes é professor universitário e um dos mais conhecidos criminalistas do nosso país. Foi presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT).
José Manuel Anes, também conhecido pela sua ligação à Maçonaria, foi esfaqueado várias vezes no abdómen, mãos e pernas. Além de ter golpeado o pai, a filha, única suspeita, terá ainda tentado cegá-lo, pressionando os dedos nos olhos da vítima. Segundo a descrição policial, a vítima apresentava "vários ferimentos e lacerações, no abdómen, mãos e pernas, aparentemente provocados por um objeto cortante", bem como "hematomas nos olhos provocados pelos dedos da suspeita".
"Já tendo conhecimento do histórico de violência doméstica", os polícias "deslocaram-se de imediato" à residência da vítima e de onde Ana Rawson tinha acabado de sair. Segundo notícias vindas agora a público, esta mulher acusa o pai de ter sido um dos responsáveis pelo acidente de Camarante, de 4 de dezembro de 1980, que vitimou o primeiro-ministro de então, Francisco Sá Carneiro. Foi também divulgado que a sexóloga ia várias vezes a casa do pai pedir-lhe dinheiro.