
A ex-apresentadora da SIC Sara Santos, de 40 anos de idade, não se conforma com a morte da filha no parto, em 2018. Na quinta-feira, dia 19, a ex-atriz e apresentadora esteve no tribunal de Setúbal para assistir ao arranque do julgamento do médico José Sarmento, acusado de homicídio negligente de Jéssica – a bebé com 30 semanas de gestação era fruto da relação amorosa com o futebolista Carlos André.
"A minha filha, com 918 gramas às 30 semanas, teria sobrevivido se este médico me tivesse reencaminhado para outro hospital ou feito uma cesariana de imediato", defende há muito Sara Santos, acrescentando ainda: "Tenho a sorte de estar viva. Com uma pré-eclâmpsia, corri risco de vida. Este médico levou tudo ao limite."
O antigo obstetra do Hospital São Bernardo, em Setúbal, foi ouvido no tribunal da mesma cidade, bem como a comunicadora e o antigo futebolista, de 41 anos de idade – entretanto, o casal separou-se. Prestaram ainda declarações, segundo o 'Correio das Manhã', duas enfermeiras da mesma unidade de saúde – faltou outra – e a pediatra que tentou reanimar a bebé.
O mesmo jornal sabe que o médico continua a defender, perante o juiz, que optou por salvar a vida da mãe, a prioridade neste tipo de casos. Já Sara Santos, que superou um tumor na mama em 2021, continua a responsabilizar José Sacramento pela morte da filha, em 6 de fevereiro de 2018, tendo estado largos minutos a abordar o caso. Os advogados de defesa não fizeram perguntas. O julgamento continua na próxima semana com a ida de outras testemunhas a tribunal.