
D. Duarte Pio, de 73 anos, e a família não foram convidados para o casamento do príncipe Harry e Meghan Markle que se realizou no passado sábado, 19 de maio, em Windsor. Ainda assim, o herdeiro ao trono de Portugal não se coibiu de falar do enlace real.
Começa por dizer que por Harry ocupar o 6º lugar na linha de sucessão ao trono britânico, este casamento "não tem peso nenhum. Tem um peso mediático muito simbólico pelo facto da rapariga ser de origem africana, mista. Isso tem um impacto muito grande em todas as comunidades que não são de ascendência europeia" opinou D. Duarte Pio, em entrevista ao 'Observador'.
Quando quando questionado se a família real fará um balanço positivo deste enlace, o nobre português diz: "Creio que sim. Quer dizer, conversando em particular com os ingleses, percebe-se que há muitos, obviamente, muito chocados. Aliás, nesse aspeto, os ingleses nunca foram conhecidos pela sua tolerância".
Prossegue dizendo que "isto mostra uma modernidade da Inglaterra, por aceitar bem um casamento destes. Podia ser mais chocante, mas até está dentro de uns certos limites, apesar de tudo". Referindo-se ao caso concreto da rainha Isabel II é um pouco mais direto na sua opinião: "Acredito que deve ser bastante chocante para a rainha e para o príncipe Philip que o neto case com uma rapariga divorciada e já com uma história de vida complicada".
A questão da raça também foi tema de conversa desta entrevista. Aí, D. Duarte Pio considera que a "raça tem pouca importância. Vejo casamentos muito felizes de europeus com africanos ou asiáticos". Diz que o mais importante é tenham o "mesmo nível cultural e, sobretudo, que haja uma identidade espiritual".
Por fim, quando lhe é colocada a questão de está preparado para ter um ator ou uma atriz de Hollywood na família, Duarte Pio é peremptório: "Absolutamente, não. Dever ser muito problemático ver a mulher ou o marido na cama com outro, de ser muito complicado". A entrevista está a ter eco, por exemplo, em Espanha. O jornal 'El Mundo' cita a conversa com o duque de Bragança, títulando: "Aspirante ao trono critica Meghan".