
É já este sábado, dia 7 de outubro, que Maria Francisca de Bragança, filha de D.Duarte Pio e D.Isabel de Herédia, sobe ao altar, no Convento de Mafra, numa cerimónia aberta para a qual a casa real portuguesa já convidou toda a população.
Este casamento real à portuguesa não se livra, contudo, de alguma polémica, depois de um anúncio, dirigido a jovens até aos 25 anos, em que era dada a oportunidade de se inscreverem como voluntários para ajudar na logística da cerimónia. Agora, e depois de todo o que foi dito sobre o assunto, os duques de Bragança decidiram esclarecer os factos.
O esclarecimento sobre a confusão com os voluntários foi enfim dado numa conversa transmitida pela TVI no programa 'Goucha'. D. Isabel rejeitou o envolvimento da Casa Real portuguesa nesse pedido insólito. "Quem pediu foi a Real Associação e a Juventude Monárquica, que são instituições independentes que se quiseram associar ao casamento, fazendo a animação de rua com os recursos próprios", informou a duquesa.
"Eles têm a organização deles e quiseram participar de alguma maneira e poder também dar aos portugueses que quisessem participar uma festa lá fora para que Portugal pudesse participar", desenvolveu a mulher de D.Duarte Pio para acrescentar ainda: "Nesse sentido, eles fizeram essa campanha para a organização deles, quer de donativos… depois, houve ali um mal entendido e quem quer também trocar as coisas e ser mauzinho confunde as coisas, como se nós estivéssemos a pedir patrocínios, o que não é o caso", garantiu.
D. Isabel Herédia deu ainda a sua opinião clara sobre o assunto: "Foi uma coisa independente e acho muito bem que eles tentem angariar e queiram fazer as coisas deles. O que me magoa, às vezes, ou que poderia magoar são as pessoas de má-fé, que gostam de criticar por criticar e aproveitam-se". O duque de Bragança, por sua vez, confessou estar preocupado com "as pessoas bem intencionadas que ficam preocupadas quando veem notícias destas"."Sou mais a favor que se esclareçam as dúvidas e mal entendidos", afiançou o pai da noiva.