Prestes a fazer 70 anos de idade, este domingo, dia 26, Virgílio Castelo apenas tem duas preocupações: a saúde e as filhas mais novas, Violeta (18) e Sancha (14). "Digo-o desde que nasceram: quero aguentar-me fisicamente bem até ficarem independentes", revela o ator de 'Sangue Oculto' (SIC), desvalorizando a data de mais um aniversário: "Borrifo-me para o estar mais velho e para as rugas."
Mas, para envelhecer da melhor maneira e acompanhar o crescimento de Violeta e Sancha, o eterno galã tem alguns cuidados. "Faço-o desde sempre, por causa do teatro, não janto há 50 anos. No fundo, como sempre menos à noite, sempre fiz grandes caminhadas, gosto imenso de andar. Os cuidados que tenho são aqueles que toda a gente deve ter com a saúde", recorda Virgílio Castelo, que, enquanto tiver saúde, continuará a trabalhar: "Isso é um sonho de todos nós: podermos continuar a trabalhar com as limitações que tivermos. Com o físico, hoje em dia, não consigo fazer aos 70 anos as coisas que fazia com 40 ou com 50."
Quanto ao avançar da idade, é algo que não preocupa o ator. "O que é que é isso? O que é sentir-me com 70 anos? Sei lá, sinto-me com a força que tenho, com a dinâmica que tenho", diz Virgílio Castelo, para quem o importante é a mentalidade: "Tenho uma energia que é um bocadinho intemporal, não sei de que idade é a minha energia, é uma energia que me mantém muito presente nas coisas."
Em jeito de conclusão, o consagrado ator da SIC – em 'Sangue Oculto' dá corpo e voz a Almeno – garante que não mudava nada na sua vida, se voltasse atrás, e que não perde um minuto a pensar nisso: "Para mim, é uma coisa ao nível do absurdo."