'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Reginaldo Rodrigues de Almeida
Reginaldo Rodrigues de Almeida Falar Global

Notícia

Bola de cristal digital

Philip Tetlock afirma que um cidadão comum pode ser um supervisor e superar poderosos computadores.
04 de janeiro de 2017 às 12:57
Philip Tetlock
Philip Tetlock

A "ciência das previsões", tal como o nome indicia tem base científica. Parece contraditório pois tudo que seja prever e antecipar o futuro parece ser cada vez mais um ato isolado e até frustrado, tantas são as premissas que o mundo à nossa volta nos dá (basta recordar a maioria dos previsores que antecipavam com total naturalidade a vitória da democrata Hillary lá pelos EUA…).

Portanto, nesta matéria, tudo parece pertencer ao domínio do empírico e só por mera coincidência se acerta. Só que não é assim, ou seja, existem avançados estudos, em particular a investigação desenvolvida por Philip Tetlock que esteve recentemente em Portugal e simplesmente afirmou que um cidadão comum pode ser um supervisor e superar poderosos computadores que processam milhões de bit´s por segundo, podendo mesmo antecipar a possibilidade de ataques terroristas, apagões à escala global ou outros fenómenos extremos que normalmente ceifam muitas vidas. Aquilo que até agora tem estado no mais puro domínio especulativo da ficção científica.

É evidente que esta base científica não deixa de poder contar com o talento de cada um e nada é infalível mas, de alguma forma e por estranho que pareça, estamos também a voltar aos tempos mais antigos, onde os mais velhos eram socialmente respeitados não por simplesmente conhecerem o passado mas porque esse passado permitia antecipar com segurança o futuro dos mais novos pois tudo mudava muito devagar.

Agora, muda tudo muito depressa mas a nossa dependência direta e indireta do digital permite a "arte" de sabermos que os comportamentos e ações são mais previsíveis.

Vivemos em rede, apesar de estarmos cada vez mais dependentes dos nossos comportamentos individuais e também dos outros. Um paradoxo mas não deixa de ser a realidade.

Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de Falar Global

O novo paradigma

O novo paradigma

Apresentador de 'Falar Global' da CMTV aborda a globalização.
O mito da infocracia

O mito da infocracia

Reginaldo Rodrigues de Almeida fala-nos da importância de saber gerir e produzir informação para o cidadão comum
Os piores cegos

Os piores cegos

Reginaldo Rodrigues de Almeida fala sobre os piores cegos.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável