
Estamos a três meses do verão e os primeiros raios de sol já se fizeram sentir. Há dias em que já apetece vestir o biquini ir à praia. E é precisamente nesta altura que o pânico se instala, principalmente nas mulheres. Os pneus na barriguinha e a casca de laranja da celulite desmotiva qualquer uma. Depois é o desespero e a procura por dietas extremas e pontuais, que só prejudicam em vez de ajudar.
Mas não se preocupe porque nem tudo está perdido. Os cientistas da Universidade de Harvard vieram dar uma ajuda na sua "Operação Biquini" e de forma segura e saudável. Os seus conselhos foram citados pelo site de gastronomia Cocinillas, do jornal El Español, e nós trazemo-los até si.
1 – O PRATO SAUDÁVELExistem muitos erros e mitos no que toca ao comer saudável. É importante sabermos quais os alimentos adequados para o nosso organismo e quais aqueles que, mesmo que gostemos muito, não nos trazem benefícios alguns. O quadro, que lhe apresentamos em baixo, foi elaborado pela Escola de Medicina de Harvard e mostra-nos qual a fórmula ideal para um prato saudável: quais as proporções e quais os alimentos e grupo de alimentos mais importantes e que não podem faltar.
2 – FRUTAS E LEGUMESJá é sabido que as frutas e os legumes são muito importantes e benéficos para a saúde (e que devemos comer 10 porções por dia). Este tipo de alimentos deve constar em metade do nosso prato. Ou seja, as frutas e as verduras devem ser a base principal na hora de comer.
3 – GRÃOS INTEGRAISComa, por exemplo, quinoa, arroz integral, massa de trigo integral ou pão integral. Um quarto da sua alimentação diária deve ser composta por este tipo de alimentos.
4 – PROTEÍNAS SAUDÁVEISAs proteínas são essenciais para o nosso organismo. Mas há que as saber escolher. Os especialistas recomendam que coma carnes brancas (como frango e perú). Por outro lado, deve evitar as carnes vermelhas e, especialmente, as carnes processadas e enchidos.
5 – AZEITEOs especialistas de Harvard aconselham os azeites vegetais saudáveis, como o azeite virgem.
6 – BEBIDASBeber água está no topo das prioridades, com a ingestão de cerca de dois litros diários (veja o nosso truque para o conseguir fazer). Evite também bebidas açucaradas e que não tenham conservantes. E se não gostar muito de beber água, pode optar pelas infusões e chás (sem ou com pouco açúcar): são muito benéficos, especialmente para não se fazer retenção de líquidos.
7 - EXERCÍCIO FÍSICOManter-se em forma é fundamental para que a alimentação saudável tenha efeitos benéficos no seu corpo. Faça caminhadas, corra ou realize outras atividades desportivas pelo menos três vezes por semana. Veja o "plano de verão" da nossa PT Alexandra Moraes.