
A partir de hoje, não volte a dizer ao seu filho "para de brincar com a comida"! Sabia que se permitir que os seus filhos brinquem com os vegetais e frutas pode fazer com que acabem por ter uma alimentação mais saudável?
São já vários os estudos feitos que atestam a eficácia desta táctica. O mais recente, publicado pela Universidade de De Montfort, em Leicester, em Inglaterra, provou que as crianças que eram autorizadas a brincar com a sua comida estavam mais inclinadas para depois as comer.
Os investigadores sugerem que tocar e sentir a comida pode ser um catalisador para uma alimentação saudável. Este tipo de brincadeiras sensoriais ajuda as crianças mais novas a ultrapassar qualquer resistência que tenham em relação aos alimentos que estão relutantes a comer.
O truque, dizem os entendidos, é não pressionar as crianças, mas deixá-las brincar e conhecer melhor as comidas, poisa elas irão comê-las mais tarde de forma natural. Aliás, já aqui lhe tinhamos dito que não deve obrigar o seu filho a comer: quem tem fome e alimentos à frente, come, diz Carlos Gonzáles, o polémico pediatra espanhol.
Também, em 2012, cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá, avaliaram a relação de 151crianças com a comida e concluíram: aqueles que auxiliavam na cozinha eram justamente os que mais gostavam de comer verduras, legumes e frutas. Para ter uma ideia, o interesse por esse tipo de alimentos era 10% maior entre os miúdos que vestiam o avental.