
A cada cerimónia televisiva que passa, surge a confirmação daquilo que já se esperava: vivemos na era do streaming, que veio para ficar. Os galardões dos Primetime Emmy Awards foram dominados por nomes que ultimamente se tornaram baluartes do nosso lazer, nomeadamente a HBO, que, à partida, somava o maior número de nomeações (140) e acabou por arrecadar 26 prémios, 12 deles nas principais categorias.
É verdade que a estação já se havia estabelecido há muito nos ecrãs norte-americanos na forma tradicional, mas a chegada do consumo de séries por via do streaming globalizou a marca, que viu ‘The White Lotus’ (10 prémios), ‘Euphoria’ (6 prémios) e ‘Succession’ (4 prémios) estarem entre os produtos de ficção mais galardoados.
‘The White Lotus’ foi considerada a melhor série na categoria de Série Limitada ou Antologia, tal como ‘Succession’ na categoria de Série de Drama, ultrapassando a forte concorrência de, por exemplo, ‘Better Call Saul’, ‘Euphoria’ ou ‘Squid Game’. Esta última, contudo, foi a mais forte cartada da Netflix, que, apesar de ter visto o seu protagonismo decrescer, teve o seu ponto alto da cerimónia no sucesso deste verdadeiro fenómeno oriundo da Coreia do Sul, com 6 prémios, entre eles o de Melhor Ator em Série de Drama para Lee Jung-jae, cuja interpretação do desesperado Seong Gi-hun arrebatou a crítica.
‘Ted Lasso’, que conta a história de um norte-americano que, sem qualquer experiência no futebol, é designado treinador de um clube inglês, repetiu o triunfo do ano transato nas categorias de Melhor Série de Comédia, Melhor Ator em Série de Comédia (o brilhante Jason Sudeikis, que encarna a personagem titular) e Melhor Ator Secundário em Série de Comédia (Brett Goldstein).
Nos prémios individuais, destaque para o veterano Michael Keaton, que, pelo seu papel em ‘Dopesick’, venceu Melhor Ator em Série Limitada ou Antologia, e para Jean Smart (‘Hacks’), Zendaya Coleman (‘Euphoria’) e Amanda Seyfried (‘The Dropout: A História de uma Fraude’), que arrecadaram os prémios de Melhor Atriz nas categorias de Drama, Comédia e Série Limitada ou Antologia, respetivamente.