
A falta de sono ou a dificuldade em adormecer interfere com a qualidade de vida de cada um, isto porque noites mal dormidas diminuem a capacidade de concentração e provocam também alterações no humor e no organismo. Por isso, para dormir bem é importante adotar alguns hábitos para ajudar a regular o sono.
De acordo com o pneumologista e especialista em medicina do sono, Tiago Sá deve-se criar rotinas, ou seja, tentar ir dormir e acordar sempre à mesma hora, todos os dias, sejam dias de trabalho ou dias de descanso. Isto permite que o sono tenha mais qualidade.
Deve desligar os aparelhos eletrónicos. A televisão, o computador devem ser desligados 30 minutos antes do horário ideal de ir para a cama. O cérebro deve descansar sem qualquer distração.
Ler antes de dormir acaba por trazer alguma tranquilidade e o cérebro acaba por ficar mais cansado, sendo mais fácil adormecer.
Crie um ambiente calmo e escuro, se quiser acender uma vela para criar ambiente é uma ótima forma de estimular o sono e ter uma boa noite de descanso.
Evite beber café seis horas antes de dormir, ao consumir bebidas mais estimulantes como o café, chá preto, refrigerantes, vai deixá-lo mais desperto dificultando o sono a aparecer.
Evite comer muito antes da hora de ir dormir, uma pessoa deve optar por bebidas e comidas que favoreçam o sono como um copo de leite morno ou chá.
Mantenha-se neutro, calmo e confortável, deve-se evitar ambientes barulhentos. No entanto, algumas pessoas precisam de algum barulho de fundo, os chamados barulhos brancos. O quarto e a roupa que uma pessoa usa também conta e o ideal é manter a temperatura confortável no quarto, vestir um pijama confortável e deitar-se numa boa almofada.