
Os chefs Henrique Sá Pessoa (restaurante Alma com duas estrelas Michelin) e José Avillez (restautante Belcanto, também com duas estrelas Michelin) estão entre os 100 melhores chefs do mundo.
Na cerimónia realizada esta quarta-feira em Amesterdão, na 5ª edição dos prémios Best Chef Awards, foi revelado que os dois cozinheiros entraram nos 50 melhores: Henrique Sá Pessoa destacou-se em 38ºlugar e José Avillez em 44º lugar.
Nas redes sociais, Henrique Sá Pessoa, que conquistou aindao prémio 'New Entry', agradeceu a todos os que votaram nele, dando também os parabéns ao colega José Avillez e o austríaco Hans Neuner que ficou em 50º lugar. Não se esqueceu dos chefes Rui Paula e Ricardo Costa que espera que na próxima edição se juntem à lista.
José Avillez também espalhou a sua felicidade no seu Instagram: "Tudo o que sou devo à minha equipa por isso isto é vosso. Os meus parabéns a todos os premiados." partilhou.
O primeiro-ministro já reagiu à conquista. "Parabéns ao chef Henrique Sá Pessoa que passa a integrar a lista dos cem melhores cozinheiros do mundo. Distingue a sua arte e técnica, inspiradas na cozinha tradicional portuguesa" escreveu António Costa esta manhã no seu Twitter. "Chefs Henrique Sá Pessoa e José Avillez na lista #TheBestChefAwards2021. Um orgulho para Portugal" terminou.
Parabéns ao chef Henrique Sá Pessoa que passa a integrar a lista dos cem melhores cozinheiros do mundo. Distingue a sua arte e técnica, inspiradas na cozinha tradicional portuguesa.@ChefHSP e José Avilez, na lista #TheBestChefAwards2021. Um orgulho para #Portugal.
— António Costa (@antoniocostapm) September 16, 2021
Na lista de 100 nomes da cerimónia estavam 'chefs' de 35 países, sendo que o grande vencedor foi o 'chef' espanhol Dabiz Muñoz, responsável pelo restaurante DiverXo com três estrelas Michelin.