
Entre várias trends na rede social TikTok, nestes últimos meses é o chá de alface que tem intrigado mais os usuários.
Vários vídeos foram publicados em que as pessoas colocam bocados de alface em água a ferver e acabam por beber o conteúdo como se fosse chá, acabando por dizer que ajudará a adormecer mais rápido e durante mais tempo.
Vários influencers comprovaram que, de facto, o chá de alface tem ajudado bastante nas suas insónias. Elliot Norris, produtor de conteúdo do TikTok compartilhou a sua experiência: "Estou na cama, passaram 20 minutos e os meus olhos já estão pesados. Sim, funciona." partilhou depois de ter bebido o chá de alface.
Mais de 32 milhões de visualizações e centenas de videos, muitas pessoas acabaram por se entregar a esta trend de forma desesperada para alcançar a "cura" das insónias.
Mas será que ajuda mesmo nas insónias?
Segundo Dra Márcia Assis, médica neurologista, diretora da Associação Brasileira do Sono, não existem provas científicas que a água de alface ajude a melhorar as insónias. A Médica neurologista acredita que muitos dos relatos podem ter sido o tão conhecido efeito placedo, o efeito que faz com que, "a pessoa acredite que fez algo para auxiliar a dormir e acaba por relaxar e a adormecer". refere a especialista.
O Dr. Gabriel Pires, pesquisador do instituto do sono esclareceu algumas dúvidas principais das quais, o porquê de tantas pessoas acreditarem que a água de alface funciona, ao qual respondeu que esse uso da alface como calmante já é utlizado por muitas pessoas há anos. "No final de contas, o motivo pelo qual as pessoas confiam na alface como motivador de sono é o mesmo pelo qual creem em várias outras plantas.
O pesquisador esclareceu ainda que beber a água de alface não é prejudicial desde que esse chá não substitua bons hábitos alimentares.