
A retenção de líquidos é comum tanto nas mulheres como nos homens e contribui para a barriga inchada e celulite, no entanto pode tornar-se em algo mais grave e causar pernas e pés inchados. As alterações hormonais, o sedentarismo e o consumo de sal em excesso estão entre as causas mais comuns.
Mas o que deve fazer para acabar de vez com a retenção de líquidos?
É importante saber que a retenção de líquidos ocorre quando o nosso corpo está a desidratar. Por isso aconselhamos a que beba muita água durante o dia.
O consumo de frutas, legumes e leguminosas contribui para combater a retenção de líquidos, pois estes alimentos possuem substâncias antioxidantes e desintoxicantes. Neste caso, a fruta como a melancia, que tem um alto teor de água; O melão, que possui propriedades antioxidantes; O abacaxi, que é rico em nutrientes e fibras que ajudam no combate à retenção de líquidos; O limão que para além das vitaminas que possui reforça o sistema imunitário e o coco, que tem uma alta quantidade de potássio e magnésio, eliminando os líquidos.
Praticar exercício também é uma excelente forma de desinchar o corpo com efeito rápido, contribuindo para o emagrecimento. Os exercícios mais recomendados são: caminhada, corrida, andar de bicicleta e saltar à corda.
A drenagem linfática é uma estratégia para eliminar o excesso de líquidos do corpo, pode ser feita manualmente, como sendo um tipo de massagem suave com movimentos bem marcados, para que tenha o efeito esperado, mas também pode ser realizada com equipamentos próprios em clínicas estéticas especializadas.