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Exercício fisico

De manhã, ao meio-dia ou à noite? Qual a melhor altura para treinar?

Ainda não descobriu a melhor hora para treinar? Mostramos-lhe as vantagens e desvantagens de treinar em cada altura do dia.
26 de julho de 2022 às 19:32
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treino Foto: Pixabay

Não há dúvida que treinar a qualquer hora do dia é sempre melhor que não o fazer de todo, no entanto será que existe uma hora perfeita para treinar?

De manhã, à tarde ou ao final do dia, todos os horários são válidos e cada um tem os seus prós e contras, principalmente para cada tipo de exercício.

Treinar de manhã

Vantagens:

Aumenta os níveis de energia e bem-estar preparando-o para enfrentar o resto do dia;

- Neste horário os ginásios encontram-se mais vazios, ideal para os atletas que gostam de ter o equipamento sempre à mão;

Durante o verão é mais agradável treinar ao início do dia, quando as temperaturas estão mais baixas;

Ativa a circulação sanguínea e liberta as hormonas do bem-estar que é o melhor despertador natural;

Há mais probabilidades de ir treinar, isto porque não se sente tão cansado como se fosse treinar depois do trabalho.

Desvantagens:

Ao acordar, os músculos e as articulações ainda estão tensos e rígidos, é essencial um aquecimento completo antes do treino para preparar o corpo;

- A maior parte das pessoas não tem energia da parte da manhã, principalmente aquelas pessoas que têm dificuldades em acordar;

Tenha atenção às horas de sono. Para os atletas que gostam de treinar cedo é necessário dormir o número de horas suficientes.

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treinar de manhã Foto: Pixabay

Treinar ao meio-dia (hora de almoço)

Vantagens:

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 Para os atletas com o horário mais restrito, a hora de almoço é uma ótima forma de incorporar o treino no seu dia a dia;

Ideal para aquelas manhãs cheias de stress. O treino da tarde vai trazer novas energias e força para aguentar o resto dia;

- É a melhor altura do dia para treinar em conjunto com os seus colegas de trabalho, isto vai permitir que crie laços de amizade fora do ambiente profissional e ganhar mais motivação;

Se treinar neste horário irá sentir que o seu dia está a ser aproveitado até ao último segundo;

Neste horário existe mais tolerância à dor permitindo que faça um treino mais exigente e desafiante.

Desvantagens:

Durante o verão, a hora de almoço não é a altura mais indicada devido às altas temperaturas;

Vai ter de planear bem o que vai comer e quando o vai fazer. Não vai conseguir treinar com os estômago porque não terá energia suficiente e não pode correr o risco de desmaiar, mas também não é indicado praticar desporto depois de uma refeição pesada porque estará a fazer a digestão. O ideal é comer uma hora antes de treinar, mas provavelmente não vai conseguir. Pode sempre optar por comer um 'snack' que lhe dê energia 45 minutos antes do treino;

-Não se esqueça de se hidratar, principalmente durante o verão. Se tiver muito calor, não é recomendado treinar.

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treinar ao meio-dia Foto: Pixabay

Treinar ao final do dia ou à noite

Vantagens:

Ao final do dia o nosso corpo está a funcionar à máxima velocidade: a temperatura corporal atinge o pico, melhorando o desempenho no treino;

- Por norma é a altura do dia em que as pessoas têm mais tempo para treinar;

- Se teve um dia muito agitado, o ginásio é um ótimo refúgio, o que vai permitir que liberte todo o stress acumulado resultando numa boa noite de sono;

- Nos dias mais quentes de verão é a melhor altura para treinar; 

- Para quem sofre de alergias, é a altura em que se desenvolvem menos picos alergénicos;

É a melhor fase do dia para exercício que exijam mais força e flexibilidade.

Desvantagens:

A falta de motivação e cansaço são mais frequentes ao final do dia; 

A prática de exercícios intensos poucas horas antes de ir dormir pode dificultar o sono. Recomenda-se a treinar pelo menos uma a duas horas antes de ir para a cama;

Quando a atividade física é muito estimulante causa o efeito contrário ao relaxamento do corpo, podendo dificultar o sono.

É importante treinar em diferentes momentos do dia e perceber qual é a altura mais adequada para si.

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treinar à noite Foto: Pixabay

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