'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Sexo

Recomeçar depois da separação

Ultrapasse o divórcio e desfrute dos prazeres presentes e quem sabe se não reencontra o amor…
15 de setembro de 2016 às 00:00
sexoEafetos_695
sexoEafetos_695 Foto: Getty Images

Não é fácil recomeçar sozinha, depois de ter partilhado a vida com alguém, mas o mais importante é estar bem consigo mesma.

Depois de uma relação falhada muitas pessoas ficam presas ao medo, ao medo de ficar magoado, ao medo de magoar as famílias, ao medo de se sentir rejeitado pela sociedade.

Não é fácil acabar com uma relação e sobretudo não é fácil começar de novo. Quando um relacionamento termina, encontrar no imediato um novo companheiro é a pior decisão a tomar.

O ideal é tirar um tempo para si, para se fortalecer, para aumentar a sua autoestima, para se encontrar. Antes de amar alguém, procure amar-se a si própria.

Se tentar embarcar numa relação logo após o final de um casamento o mais provável é tentar encontrar no novo companheiro semelhanças com o antigo, o que causará frustração.

Em vez disso, saia com as amigas, faça uma viagem, mude de zona de residência. "Estive casada oito anos. Nunca fui feliz. Um dia não aguentei mais e decidi que era tempo de colocar um ponto final na relação.

O meu ex-marido mostrou-se surpreendido mas a verdade é que sempre soube tal como eu que este desfecho era inevitável.

Casámos muito novos, quase por obrigação e nunca houve paixão nem tão pouco amor. Éramos amigos, companheiros talvez.

Quando nos divorciámos confesso que o que mais me custou foi a ausência de rotinas. Comecei uma vida nova. Aluguei uma casa mais pequena e tive de me adaptar a muita coisa nova.

Muitos dos amigos sentiram-se pressionados a tomar partidos, o que me deixou em boa parte sozinha e sem programas para fazer com eles.

Um dia decidi ir de férias sozinha. Precisava de uma lufada de ar fresco. Fui para o México e pela primeira vez em muitos anos dei por mim a sorrir a rir.

A soltar gargalhadas. Conheci pessoas interessantes e até um americano com quem tive um pequeno ‘affair’. Não me apaixonei, mas vivi um novo leque de emoções, que me fez regressar cheia de energia e mais viva do que nunca.

Hoje sei que estou pronta para recomeçar a minha vida afetiva, pois fiz as pazes comigo mesma", contou Joana S.

O divórcio é sempre um momento difícil, no entanto não encare a separação como o fim de algo, pense que vem aí o início de uma nova vida.

Cicatrize aos poucos as feridas do passado, mas sem pressas. Espere para se recompor e quando se sentir preparada avance sem medos.

O mundo está cheio de pessoas interessantes e quando menos esperar voltará a amar e a ser amada. "O meu casamento acabou muito mal.

Fui traída e fiquei completamente arrasada. Os dias que se seguiram ao momento em que o meu ex-marido saiu de casa foram horríveis.

Fiquei de cama, tive dores físicas, provocadas pelas dores psicológicas. Mas como toda a gente diz, o tempo cura tudo. Um dia decidi aceitar o convite de umas colegas de trabalho e saí com elas para beber um copo.

Em pouco tempo frequentava as aulas de zumba com elas, tinha uma nova rotina e conhecia cada vez mais pessoas novas.

Apesar de magoada, e de achar que nunca voltaria a apaixonar-me, um amigo de uma dessas colegas começou aos poucos a despertar a minha atenção.

Das mensagens e telefonemas ao primeiro convite para jantar foi tudo muito rápido. E a verdade é que me senti novamente desejada. Hoje namorámos e não descarto a hipótese de casarmos", revelou Ana T.

Leia também
Leia também

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável