'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Flash! Embelleze Hair Talk

6 conselhos para proteger e fortalecer o seu cabelo este verão

Mesmo os cabelos mais fortes estão sujeitos a fatores que conduzem a quebras e perda de vitalidade. Siga estas recomendações para que mantenha o seu cabelo saudável e protegido.
26 de julho de 2021 às 12:24
2021-03-17_16_02_22 20180129115330224226i.jpg
pub
pub
pub
pub

O cabelo é uma das partes mais visíveis da aparência exterior. Cabelos mais saudáveis estão correlacionados com uma maior auto-estima e uma melhor opinião de nós mesmos. Todavia, não é só a parte estética que se constitui como merecedora de atenção, o cabelo pode refletir também a absorção de nutrientes no corpo, assim como a higiene, configurando-se como extremamente relevante o cuidado capilar.

Em baixo, encontram-se seis conselhos para manter a vitalidade do cabelo, contudo tenha em atenção que estas sugestões não dispensam a consulta de um especialista em caso de necessidade.

1. Adeque o champô ao seu cabelo

É imperativo que o tipo de champô eleito seja adequado ao seu cabelo, tendo em conta que estes produtos contêm substâncias ativas que produzem certas reações. Por exemplo, um cabelo oleoso necessita de ingredientes que controlem a produção de oleosidade natural, como a aloé vera, mas um cabelo seco pede ingredientes hidratantes, que lhe providenciem vitalidade.

 

2. Aplique condicionador

Porque é que a utilização do condicionador é considerada tão importante? Existem vários motivos. Primeiramente, o champô retira óleos naturais ao cabelo durante a lavagem, processo que é contrabalançado pelo condicionador. Adicionalmente, o champô ‘abre’ as cutículas capilares, a unidade estrutural capilar mais externa, que depois da lavagem devem ser ‘fechadas’, algo que se enquadra nas propriedades do condicionador. Um conselho extra é usar o condicionador principalmente nas extremidades dado que são as principais ‘vítimas’ do efeito do champô.

 

3. Não lave com frequência excessiva

Os químicos do champô danificam o cabelo quando aplicados com demasiada regularidade, podendo ‘prender’ os óleos naturais ao ponto de o cabelo se tornar extremamente seco e vulnerável a quebras. Adindo a este fator, é também verdade que pode afetar o microbioma do couro cabeludo, aumentando a probabilidade de infeções. Para a maioria das pessoas, lavar o cabelo de dois em dois dias é considerado suficiente. No entanto, atenção: cabelos mais oleosos requerem lavagem mais frequente.

 

4. Acerte as pontas com regularidade

Parece contraproducente, mas é mesmo verdade: aparar as pontas com regularidade ajuda ao crescimento do cabelo. Isto porque as pontas duplas tornam o cabelo menos propenso a aumentar o seu comprimento. Outro motivo para encarar como benéfica a tarefa de acertar as pontas é perceber que, não só que são as partes mais antigas do cabelo e, logo, mais desgastadas, mas que igualmente são as mais suscetíveis ao enfraquecimento, levando a quebras mais frequentes se não forem tratadas. Para cabelos médios e longos, apare de três em três meses, já cabelos curtos necessitam de atenção mais consistente, entre um e dois meses.

 

5. Integre na sua dieta nutrientes benéficos

Existem nutrientes que auxiliam na manutenção da saúde do seu cabelo. Um exemplo são os ácidos gordos do tipo Ómega 3, que contribuem para estimular os folículos capilares, fortalecendo o cabelo e escudando-o da queda capilar: salmão, atum ou sementes de chia são alguns alimentos que incluem esta gordura. Também o zinco, encontrado em produtos como leite ou ovos, pode colaborar com o crescimento saudável do cabelo. Finalmente, a vitaminas B e C são mais exemplos de nutrientes que afetam positivamente o cabelo, desta feita, fortalecendo e prevenindo quebras.

 

6. Proteja o seu cabelo durante o verão

O verão leva-nos várias vezes à praia e à piscina, atividades que por muito boas que sejam para o nosso bem-estar, trazem impactos negativos na saúde capilar. Comecemos pelo sol: proteja o cabelo e o couro cabeludo dos raios ultravioletas, que podem oxidar as moléculas capilares e enfraquecer o cabelo, utilizando produtos adequados a esse propósito. Por outro lado, se for nadar em águas que contenham um ror de cloro, utilize uma touca, isto porque o cloro ‘suga’ os óleos naturais do cabelo deixando-o seco e vulnerável, podendo inclusive deteriorar o seu aspeto exterior.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável