Neuza chegou a Portugal com o filho de apenas 4 anos de idade pela mão, em busca de uma vida melhor. Encontrou casa na Nazaré onde foi construindo a sua história, integrada e bem acolhida pelos locais. Foi a realização do sonho que fez deixar a sua terra natal, no outro lado do Atlântico, no Brasil.
Foi na Nazaré que o seu menino, Maycon Douglas, cresceu, criou amigos, fez-se gente ali, rodeado de praias e de mar e, também ele, se tornou um dos filhos da terra. Neuza nunca imaginou que esse mesmo mar lhe haveria de roubar o seu amor maior, o seu bem mais precioso. Na madrugada de 31 de dezembro, o sonho tornou-se no seu maior pesadelo com o desaparecimento do filho.
Neuza e Maycon tinham uma ligação muito forte, eram, como sempre foram, o maior apoio um do outro. O alerta começou aí: Maycon não ia a lado nenhum sem comunicar com a mãe. Neuza fechou-se do mundo, não abria a porta de casa nem atendia telefones. A esperança inicial foi dando lugar à angústia e ao desespero de não saber onde estava o seu menino, à medida que as horas e os dias foram passando sem respostas.
Neuza não aguentou a pressão que insistia em apertar-lhe o peito, antevendo a dor que haveria de chegar. A mãe de Maycon sentiu-se mal e acabou por ser hospitalizada. Ao contrário do que os amigos do ex-concorrente da 'Casa dos Segredos' chegaram a apontar, Neuza não desistiu do filho. Talvez tenha sido o seu coração de mãe a dizer-lhe o inevitável.
Ao início da tarde desta quarta-feira, 7 de janeiro, um corpo deu à costa na Praia do Sul, Nazaré, e tudo leva a crer que se trata de Maycon. As autoridades levaram o cadáver para o Instituto de Medicina Legal. Só a autópsia e os testes de ADN poderão confirmar que o corpo encontrado é, de facto, Maycon Douglas, e o que poderá ter levado à sua morte: suicídio, acidente ou crime. A Polícia Judiciária investiga agora.
De acordo com a reportagem da CMTV, a partir do local, há indícios que fazem crer tratar-se, de facto, do ex-concorrente do reality show da TVI, como as tatuagens e o cabelo.