'
The Mag - The Daily Magazine by FLASH!

Suicídio ou cenário de crime? Os primeiros indícios e a autópsia ao corpo de Maycon que podem trazer as respostas que ninguém quer ouvir

Polícia Judiciária esteve na Praia do Sul, na Nazaré, onde o corpo do ex-concorrente da 'Casa dos Segredos' foi encontrado, a recolher as primeiras impressões. Cenário de crime está em cima da mesa e a autópsia será essencial para determinar se a morte de Maycon foi por afogamento, por um tiro ou outro, o que será essencial para entender a história, uma vez que respostas mais concretas estão inviabilizadas devido a um problema: as autoridades não conseguem içar o carro do jovem, que se encontra a seis metros de profundidade no mar.
Rute Lourenço
Rute Lourenço
07 de janeiro de 2026 às 20:24
Maycon Douglas
Maycon Douglas

É o fim da esperança para a família de Maycon Douglas, desaparecido desde o último dia do ano. Na manhã desta quarta-feira, dia 7, um pescador e um casal que passeava pela Praia do Sul, na Nazaré, avistavam um corpo, que parecia acabado de dar à costa. "Pelas tatuagens que tem, o corpo é dele", contou o homem à CMTV, numa informação que seria veiculada como verdadeira, por identificação, ainda que só um reconhecimento por parte de algum familiar ou realização de teste de ADN – que deverá ser necessário devido ao avançado estado de decomposição – o poderá fazer oficialmente. No entanto, é apenas uma formalidade, uma vez que para as autoridades não restam dúvidas de que se trata do ex-concorrente da 'Casa dos Segredos', de apenas 26 anos. Perante o cenário, a mãe do jovem sentiu-se mal e teve de ser hospitalizada, e entre os amigos há uma sensação geral de desalento, mas também de falta de respostas, que o aparecimento do corpo, por si só, não trouxe.

A carregar o vídeo ...
“Pelas tatuagens que tem [o corpo] é dele”: Homem conta como retirou cadáver que poderá ser de Maycon Douglas do mar

Para já, não há muito que se possa inferir, uma vez que o corpo já teria passado por alguma degradação, estando há quase uma semana no mar, sendo que, neste sentido, a autópsia será essencial para ajudar o que poderá ter acontecido. A FLASH! falou com uma fonte conhecedora do processo, que adiantou que, apesar de o corpo de Maycon estar há vários dias no mar, isso não inviabiliza as respostas que autópsia trará. "Aqui há várias questões que serão essenciais para determinar se terá sido suicídio, o que seria o mais natural se a causa da morte for, por exemplo, afogamento, ou se há, por exemplo, um tiro na cabeça, ou outro que pudesse indicar um crime. Essas questões serão esclarecedoras", explica a fonte, acrescentando que este caso está a ser um quebra-cabeças para as autoridades por vários motivos.

Tudo começou quando, um dia depois do desaparecimento de Maycon, destroços do Nissan tinham sido encontrados junto ao Farol São Miguel Arcanjo, na zona que é conhecida como o Canhão da Nazaré. As autoridades foram chamadas ao local e, horas depois, os mergulhadores encontravam a viatura submersa, a seis metros de profundidade, no mar. Supõe-se que o carro teria percorrido uma zona de circulação interdita, caindo depois a pique de um precipício para o mar.

As primeiras perícias revelavam, no entanto, que não se encontrava um corpo no carro, pelo que se tornava essencial poder analisar o interior do Nissan para poder recolher mais provas. Problema? O facto de o carro estar a tamanha profundidade impediu, até ao momento, que se tivesse conseguido tirar o mesmo dentro de água, algo que poderá ser viabilizado se houver um cenário de crime. "Até ao momento, ainda não se conseguiu içar o carro, pela dificuldade que isso acarreta, e até para isso o resultado da autópsia será fundamental, porque se houver indício de crime, será necessária uma análise ao carro", explica a mesma fonte.  

O Forte de São Miguel, na Nazaré
O Forte de São Miguel, na Nazaré

Apesar de ainda não haver muito que se possa inferir, a verdade é que, de acordo com Tânia Laranjo, na emissão em direto da CMTV, a presença da Polícia Judiciária na praia do Sul da Nazaré, onde o corpo foi encontrado, poderá indiciar que um crime tenha mesmo ocorrido, com uma análise detalhada a ser feita logo no primeiro momento da descoberta, sendo que as respostas mais concretas só chegarão com a autópsia, que será realizada com a maior brevidade.

A ÚLTIMA MENSAGEM DE MAYCON

Entre os amigos, ninguém quer acreditar que o suicídio possa ser uma possibilidade. Dizem que Maycon era um jovem cheio de vida e poucos são aqueles que lhe reconhecem tendências depressivas. Para adensar o mistério, na última mensagem que deixou nas redes sociais antes de desaparecer, o jovem mostrava fazer planos para o futuro, nada indiciava que pretendesse pôr fim à vida.

No entanto, são também muitos aqueles que admitem que a questão é mais complexa e que, na verdade, nunca sabemos o que vai na cabeça das pessoas, sendo que outros destapam a possibilidade de as ondas de ódio em torno do ex-concorrente da 'Casa dos Segredos' e outros problemas terem levado a que o seu ano de 2025 fosse complicado. 

Maycon tinha saboreado a fama, lançado para as luzes da ribalta através do reality show da TVI, e voltado à vida de sempre na Nazaré, um ano depois da promessa de uma vida dourada. Sem namorada conhecida, depois do mediático namoro com Renata, dizia que o seu sonho era comprar uma casa para a mãe, que morreu sem concretizar. Uma dor de alma para a família e amigos que tentam agora digerir o desfecho trágico do desaparecimento de Maycon Douglas.

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável