
Está a ser analisada uma possível ligação entre a infeção à covid-19 e diabetes, já avançada por estudos científicos em tempos recentes.
Um estudo alemão, levado a cabo por investigadores da Universidade Heinrich Heine, em Düsseldorf, terá recentemente descortinado que adultos que recuperaram da covid-19 estão vulneráveis a um maior nível de risco de desenvolver diabetes de tipo 2, com os autores a recomendarem a que os indivíduos que estiveram infetados a serem testados.
Um outro estudo publicado no ‘Morbidity and Mortality Weekly Report’, com base em pacientes nos Estados Unidos, concluiu que pessoas menores de 18 anos que estiveram infetadas com covid-19 têm maior probabilidade de ser diagnosticadas com diabetes 30 dias após a infeção do que aquelas que não estiveram infetadas.
A diabetes é uma doença crónica caracterizada pela irregularidade no metabolismo da glucose, o principal açúcar no sangue, conduzindo a uma quantidade anormal desta, a partir da incapacidade (no caso da diabetes tipo 1) ou da diminuição ou resistência (no caso da diabetes tipo 2) da produção de insulina.