
Roberto Leal – nome artístico de António Joaquim Fernandes – nasceu na aldeia de Vale da Porca, Macedo de Cavaleiros, Trás-os-Montes, a 27 de novembro de 1951 e cedo foi obrigado a emigrar para o Brasil. Tinha apenas 11 anos de idade quando viajou com os pais e os nove irmãos para a América do Sul. A viagem foi feita por etapas, de barco, no já extinto navio argentino, Corrientes, com a família separada. Foi há 56 anos. Um verdadeiro inferno. Há alguns anos, o cantor recordou a difícil jornada em entrevista à 'TV Guia'.
"Não foi possível irmos todos juntos porque não tínhamos dinheiro. A partida foi traumatizante, porque eu estava a partir mas não sabia se algum dia poderia voltar. Fomos em cinco etapas. A primeira a ir foi a minha irmã mais velha, a Maria alice, depois a Teresa, seguiu-se a Zulmira, o meu pai, e, finalmentea minha mãe, eu e os meus irmãos."
Assim que zarpou da costa portuguesa, Roberto Leal começou a chorar de forma compulsiva que só haveiria de parar dias mais tarde: "Só parei de chorar a partir do 5.º dia de viagem. Nessa altura, comecei a preparar a minha mente para o que iria encontrar em São Paulo."
As emoções a bordo do Corrientes pareciam ter saído do êxito de bilheteira 'Titanic': "Fiquei de coração partido ao ver os meus familiares a chorar e a acenar. Ficámos nos quartos mais baratos, a 10, 15 metros abaixo do nível do mar. A nossa televisão era a escotilha da qual se viam os peixes. Lembro-me do som das concertinas e das rabecas. Elas é que amnizaram a saudade e o sofrimento. Por mais que tivesse nascido num lugar cheio de dificuldades, tal como era a aldeia de Vale da Porca, aquele era o meu lugar, cheio de pureza e inocência."
Estas declarações foram tiradas da entrevista que o cantor concedeu à 'TV Guia', em 2011, quando Roberto Leal participou na série da RTP 'Último a Sair', de Bruno Nogueira. Recorde-se que o cantor morreu na madrugada de domingo, 15, em São Paulo, Brasil, morreu vítima de uma síndrome de insuficiência hepato-renal. Antes, o Hospital Samaritano, em São Paulo, onde o cantor estava internado há cinco dias, terá revelado que Roberto Leal morreu devido a uma reação alérgica a um medicamento