
A princesa Ana é considerada uma das maiores aliadas do rei Carlos III, com quem tem uma forte proximidade desde a infância – os dois têm apenas dois anos de diferença de idades –, mas esta terça-feira, 2, a princesa real parece ter traçado uma linha que a separa das novas medidas do irmão mais velho.
Em entrevista a Adrienne Arsenault, da CBC News, a princesa 72 anos afirmou que reduzir a casa real britânica "não é uma boa ideia". As declarações chegam na mesma semana em que Carlos vai ser coroado e já lançou as bases para que a instituição funcione de forma cada vez mais reduzida."Bem, acho que 'emagrecer' foi dito num dia em que havia mais pessoas por perto [para] fazer com que parecesse um comentário justificável", reagiu Ana.
"De onde estou, não me parece uma boa ideia, diria eu. Não sei muito bem o que podemos mais fazer", completou.
Uma fonte da casa real disse ao 'Mirror' que o comentário da princesa Ana surpreendeu outros membros séniores. "O rei e o príncipe de Gales concordam que a instituição precisa ser mais autoconsciente, agora mais do que nunca, e tais comentários podem ser considerados como um ato de automutilação".Nos últimos dois anos, a casa real tem atribuído mais papéis a Carlos, Camilla, William, Kate Middleton, Eduardo e Sofia depois das polémicas com a saída de Harry e Meghan Markle, bem como do príncipe André – após a acusação de abuso sexual de uma menor. É sabido também que a princesa Ana sempre foi o membro sénior com mais trabalho na instituição.