
Quando conheceu o então príncipe Felipe, Letizia tinha uma vida simples mas a sua família vivia mesmo com dificuldades financeiras, com empréstimos atrás empréstimos. Agora, todos podem usufruir de uma vida palaciana graças à rainha de Espanha.
De acordo com o 'El Nacional', Letizia criou uma vida de luxos e regalias para a mãe, Paloma Rocasolano, e a irmã Telma Ortiz. Paloma é uma enfermeira reformada que hoje vive numa mansão em Madrid com o padrasto da rainha, Marcus Brandler.
Paloma também é conhecida por gostar de frequentar os melhores restaurantes, é cliente assídua nas lojas de marcas de luxo instaladas na Calle Serrano, e experimenta vários tratamento de beleza.
Antes de Letizia casar com o herdeiro do trono espanhol, a ex-enfermeira morava sozinha num apartamento de 37 metros quadrados, num sótão localizado nos arredores de Madrid.
Telma Ortiz, por sua vez, vivia em Barcelona, longe da família, e sofria com problemas financeiros devido aos empréstimos. Letizia também teve vários créditos, apontou aquele site, tal como a sua irmã mais nova Erika, que morreu e 2007.
Telma não deixou completamente de trabalhar. Depois de ter estudado Economia, e de ter trabalhado em projetos humanitários, a cunhada do rei Felipe VI tornou-se diretora-adjunta de relações externas e estratégia da Concordia, organização não-governamental que promove parcerias público-privadas entre governos, empresas e outras ONG, com o intuito de abordar os problemas mais prementes a nível global.
O pai da rainha, Jesus Ortiz, é o mais discreto da família, pouco se sabe sobre a sua nova vida longe das redações dos jornais.