
São netas e filhas de rei e, no caso da princesa Leonor nasceu até com o destino de um dia vir a ser rainha de Espanha. Portanto, poderemos até considerar que o sonho de Letizia de dar uma vida completamente normal à princesa e à infanta não é mais do que uma utopia.
O estatuto delas, só por si, não permite que sejam iguais a qualquer outra jovem da mesma idade. Ainda assim essa era a ambição da rainha espanhola. Sempre pugnou para que Leonor e Sofia tivessem uma infância e uma adolescência o mais normal possível, mesmo vivendo no Palácio daZarzuela.
Hoje, a mulher de Felipe VI já percebeu que as filhas nunca poderão ter uma existência tranquila quando, por exemplo, saírem à noite com os amigos ou forem simplesmente jantar como qualquer outra pessoa. Haverá sempre alguém que com um telemóvel não vai resistir de fotografar as jovens. A tentação será ainda maior com a herdeira do trono.
Por muito que a guarda privada de Leonor [acompanhada em permanência por quatros escoltas] e Sofia se esforce para evitar que se captem imagens das filhas dos reis é impossível proibir que alguém o faça às escondidas. Além disso, não podem proibir quem quer que seja que use o seu telemóvel num lugar público. Não poderão confiscar os aparelhos a todas as pessoas.
A segurança tem uma tarefa muito árdua e quase impossível, mas ainda assim Letizia acreditava que era possível que se evitasse fotografar Leonor numa discoteca de Saragoça a dançar e com um copo na mão, como veio a acontecer. Assim, nada mais resta à rainha que resignar-se: nunca as suas filhas poderão ter uma vida comum.