Em jogador era conhecido como o 'bicho'. Com o coração ao pé da boca, explodia em campo, num feitio incendiário que se colaria a si como uma segunda pele. No entanto, como treinador, iniciaria uma nova vida, onde assume que se refinou. Enquanto percorria os quatro cantos do mundo, aprenderia às próprias custas que a vida é para ser levada com calma, não sem antes ter somado polémicas pelo caminho. Como uma mancha fica o divórcio da mulher Isabel, com suspeitas de agressão à mistura, ainda que a vida lhe tenha dado uma nova oportunidade para voltar a amar. Por cumprir ficam vários sonhos, entre o desejo de tomar o lugar de Pinto da Costa, o de ser veterinário ou de acompanhar os filhos nas suas conquistas, eles que sim, foram sempre o seu verdadeiro amor.
Internacional português é acusado de ter agredido um homem na noite algarvia. Atualmente a jogar na Arábia Saudita, deixou Inglaterra com um confronto com o treinador do City, um clube onde viveu de tudo: até um violento assalto na sua mansão de Manchester.
Homem estava prostrado no chão quando Hélio Filipe procurou a sua carteira e lhe tirou o dinheiro que este lá tinha: 10 euros. O crime foi provado e o segurança de André Ventura condenado em tribunal.