Para Sofia, Lisboa tem sido uma nova casa, que a acolheu com segurança, mas lhe permitiu também a liberdade a que não está habituada. Apesar de ser sobejamente conhecida, em Portugal consegue viver quase como uma anónima a sua juventude, longe das apertadas questões reais a que a irmã, por ser herdeira ao trono, está sujeita. 2025 foi o ano em que a capital ganhou uma infanta e os reis ficaram com o palácio majs silencioso.
O rei Felipe VI não conseguiu convencer a filha mais nova a ficar em Espanha. Muito determinada, há, no entanto, uma razão para se recusar a permanecer em Madrid.
A viver em Benfica e a estudar no Chiado, a filha mais novas dos reis de Espanha anda de transportes públicos, dorme numa residência de estudantes e já andou a palmilhar a cidade ao lado dos colegas. Com mais liberdade do que quando vivia no País de Gales, preocupa os pais Felipe VI e Letizia, que estão a uma curta distância de avião da filha e têm sempre à mão o telemóvel do presidente Marcelo para algum SOS de emergência.
Filha dos reis de Espanha mudou-se para Portugal para começar o ensino universitário no Foward College, onde vai estudar Ciência Política e Relações Internacionais.
Enquanto Leonor iniciou o treino na Força Aérea, Sofia mudou-se para Lisboa. Com saudades, o rei falou sobre como sente a ausência das filhas no palácio.
Leonor herdou alguns dos gostos específicos de Letizia enquanto Sofia está a fazer a transição, deixando um estilo juvenil para se mostrar adepta do slow fashion. Filhas dos reis de Espanha já se converteram em novos ícones de estilo.