A separação dos pais, a infanta Elena e Jaime de Marichalar, terá sido um duro golpe que moldou a personalidade do sobrinho do rei Felipe VI, conhecido pelo seu lado rebelde e inconstante.
A sobrinha do rei Felipe VI, que celebra hoje 25 anos, é mais ligada a certas tradições espanholas do que as primas, Leonor e Sofia, razão pela qual lhe são perdoados alguns 'deslizes' próprios da idade. Mesmo sem título real, Victoria é elogiada pela sua independência e apurado sentido de moda e é considerada uma verdadeira 'it girl'.
Mesmo sendo neta e sobrinha de rei, a filha da infanta Elena e de Jaime de Marichalar não é vista como a "nora" desejada. Os pais de Borja Moreno Oriol não a querem perto do filho.
Depois da tentativa falhada de querer casar a filha com o português, o antigo duque de Lugo quer arranjar, à força, o casamento perfeito para Victoria Federica, a sobrinha rebelde do rei de Espanha, Felipe VI
A saúde da Rainha Sofia, de 86 anos de idade, tem vindo a deteriorar-se significativamente ao longo dos últimos meses e os mais recentes sustos têm pesado na mente de Felipe VI.
O ex-marido da infanta Elena acredita que a filha "assentará" quando encontrar o homem certo. O filho mais velho de D. Duarte Pio seria um marido ideal, mas a jovem recusou de imediato a sugestão de Marichalar.