Os cinco filhos – Mónica, Henrique, Francisco Maria, Joana e Francisco Pedro – repartiram entre si a participação na Balseger, que detém indiretamente a maioria do capital da dona da SIC
O empresário era conhecido pelo seu sentido de humor e relação cúmplice com os filhos, e prova disso são as alcunhas carinhosas que atribuía a cada um. A última foi ao bisneto, apenas duas semanas antes de partir.
Se na reta final da vida lhe conhecemos um amor sereno, com Tita, a mulher que esteve incondicionalmente ao seu lado, na fase áurea de Francisco Pinto Balsemão, a vida sentimental foi marcada por grandes turbulências. O primeiro casamento acabou entre traições, com o nascimento de um filho fora do casamento, que culminou num divórcio polémico e magoado. Seria apenas muito depois da batalha judicial que o fundador da SIC aceitaria reconhecer Francisco, o terceiro dos cinco filhos que, a par com a mulher, completa o leque dos seus legítimos herdeiros.
O casal chegou a ser conhecido como a 'Bela e o Monstro', mas agora a atriz italiana e o realizador norte-americano decidiram seguir caminhos separados.
A apresentadora não esteve frente às câmaras no passado sábado. Idevor Mendonça, com quem Mónica apresenta o 'Em Família', na TVI, revelou a razão da ausência.