O candidato à Presidência da República abre o livro sobre o divórcio com Patrícia Poppe, mãe dos seus quatro filhos. "Ainda hoje o considero um dos grandes fracassos da minha vida", confessa na autobiografia 'Porque Sou Liberal', reconhecendo a mágoa de que a missão política e a vida pública o levaram ao falhanço de poder vir a ser, tal como o Presidente Marcelo, mais um Chefe de Estado sem Primeira Dama. Mas afinal o que destruiu o casamento? Para isso é preciso recuar aos tempos da TVI...
Já estiveram separados no passado, mas a humilhação pública a que a influenciadora foi sujeita, depois de ter sido divulgado um vídeo do noivo aos beijos com outra mulher, podem originar uma rutura definitiva. Apesar de não serem casados, a rutura implica a divisão de um verdadeiro império, com a moradia de luxo que estão a construir à cabeça.
Longe vão os tempos em que o romance com o irmão de Francisco Monteiro era o segredo mais bem guardado da estrela da TVI. O romance cresceu, os dois estão cada vez mais unidos e agora canalizam essa força comum também para os negócios, o que se reflete num poder ainda maior.
Princípio, meio e fim. Francisco Pinto Balsemão poderá ter tido uma palavra final na decisão da venda do Grupo Impresa, dona da SIC, aos italianos da MFE. Mais: o negócio deverá estar concluído até ao final deste ano, de acordo com o 'Negócios'. Entre o que acontecerá à empresa familiar e o luto pelo patriarca, os alicerces do clã vivem os seus tempos mais instáveis.
A expressão foi da própria viúva de Francisco Pinto Balsemão, que é agora o principal pilar da família e fonte de inspiração para os filhos e os netos e com um papel importante nos negócios herdados do marido.
Os recentes negócios do magnata da televisão impulsionaram ainda mais a sua fortuna a poucos dias da sua morte. Estima-se que tenha deixado uma herança de cerca de 46 milhões de euros.