O Mosteiro dos Jerónimos foi o palco de uma verdadeira celebração do homem que foi Francisco Pinto Balsemão e o legado deixado pelo antigo primeiro-ministro, empresário da comunicação social, fundador do 'Expresso', da SIC e do PSD – em que era o militante número um, com a família unida e muitas personalidades da vida política nacional.
Figura marcante da política e da comunicação social, Francisco Pinto Balsemão foi um dos fundadores do PPD-PSD, assumiu o cargo de primeiro-ministro entre 1981 e 1983, e fez nascer a primeira estação de televisão privada em Portugal.
O jovem comentador e analista político foi dado como certo no programa ‘Estado da Arte’, da renovada RTP Notícias. Só que, afinal, foi corrido... antes de começar!
Tornou-se na estrela de quem todos falam com o espaço de entrevistas 'Bom Partido', que junta o humor às principais figuras da política nacional em tempo de eleições. Mas o caminho esteve para ser diferente.
Ainda hoje, as imagens, gravadas pelo arquiteto no seu escritório, alegadamente à revelia das mulheres com quem se filma a ter relações sexuais, circulam livremente pela internet sem que se tenha conseguido pôr travão à sua partilha. Mais de 30 anos depois, o caso do famoso arquiteto volta a ser falado devido a uma série de ficção. Apesar do resguardo, Taveira recuperou parcialmente a vida pública, continuou a assinar grandes feitos arquitetónicos e hoje até admite que aquela não foi uma página negra mas "branca" na sua vida, afirmando-se "psicologicamente indestrutível". Entenda a grande polémica que agitou Portugal no final da década de 80, da política ao jet set nacional.
Filha dos reis de Espanha mudou-se para Portugal para começar o ensino universitário no Foward College, onde vai estudar Ciência Política e Relações Internacionais.
Nos últimos dias, o brilho tão próprio de Lisboa foi substituído por uma sensação de desconfiança de locais e turistas, que questionam tudo aquilo que davam como adquirido. No meio dos cacos da tragédia, das lágrimas, do medo e da insegurança, Pedro Nuno Santos pede a demissão de Carlos Moedas, e a sua opositora, Alexandra Leitão, lamenta o monólogo do presidente da Câmara, sem direito a perguntas. Com as autárquicas marcadas para outubro, derrocada política pode ser um risco.
É um avô babado, que se diz cheio de energia e continua a adorar praia e bodyboard. Em Vilamoura, onde passa os verões com a família, o candidato à Presidência da República, que se tornou popular como comentador de política na SIC, recebeu a FLASH! e deixou-se fotografar na intimidade. Falou de tudo sem tabus e diz ao que vai se for eleito. Esta é a primeira entrevista aos vários candidatos à Presidência. Marques Mendes, na primeira pessoa.