As duas rainhas mostram-se cada vez mais unidas durante as férias em Palma de Maiorca. Letizia tem estado muito próxima da mãe de Felipe, depois de no passado as duas terem sido alvo de muitas notícias que davam conta do seu afastamento.
A mãe do rei de Espanha é apaixonada pelas férias passadas em Palma de Maiorca. A paixão pela ilha, que a faz lembrar a sua Grécia, fez com que nunca abdicasse de viajar até lá, nem mesmo quando assistia ao ruir do seu mundo familiar e ao doloroso afastamento dos seus três filhos. Mas acreditou e foi persistente. Sabia que o tempo e a paciência seriam os seus melhores aliados para conseguir promover a paz entre Felipe, Cristina e Elena. Este ano, e apesar de todas contrariedades, a rainha emérita está próxima de alcançar o seu propósito. Para mal dos pecados da nora!
A jornalista da TVE não teve a vida facilitada desde o dia 1 de novembro de 2013, altura em que o seu o noivado com o príncipe Felipe, herdeiro do trono espanhol, foi oficializado perante o mundo. O seu ar autoritário e uma personalidade ambiciosa, fria e calculista não agradou a ninguém. Ao longo dos primeiros anos de casamento foi amealhando detratores, entre os quais estavam (e continuam a estar) os Borbón e toda uma elite aristocrática. Foi obrigada a mudar a bem da continuação da monarquia. Hoje, ainda longe de ser uma figura querida e unânime, Letizia Ortiz está no bom caminho para conseguir a simpatia de um povo que está órfão de uma rainha.
Esta é a aliança mais impensável que poderia acontecer no seio da família real de Espanha, mas a verdade é que as duas rainhas, a consorte e a emérita, nunca estiveram tão de acordo: ambas estão veemente contra o regresso definitivo de Juan Carlos a “casa”. Querem-no longe. Quanto mais longe melhor! Estão tão empenhadas em consegui-lo que nem sequer hesitaram em dar as mãos para fazer com que o pai de Felipe VI continue a ser ‘persona non grata’. Estão dispostas a todos os sacrifícios para que não deixe ser o proscrito do reino.
O atual e anterior monarca reuniram-se no Palácio da Zarzuela onde discutiram questões familiares. Apesar de infetada, a rainha Sofia também marcou presença.
Juan Carlos regressa a Espanha e faz questão de dizer ao mundo que vai estar com a mulher, a rainha Sofia, e com o Felipe, o atual rei de Espanha. É o regresso a casa depois de ter fugido aos problemas com a justiça para o paraíso milionário nas Arábias.
Como se não bastasse o ainda marido ter sido apanhado com uma outra mulher, a irmã de Felipe VI tem ainda que lidar com o distanciamento da mãe. Logo, agora, quando mais precisava de apoio e compreensão.
Com a família completamente desunida e com o desmoronamento de tudo o que instituiu como tradição, a mãe de Felipe vive dias bem amargos. Vale-lhe quem nunca a abandonou ao longo dos anos.