Rui Veloso, Heróis do Mar, UHF, Sétima Legião, Delfins, Xutos & Pontapés, The Weasel. Estes são apenas alguns dos muitos que passaram pela FLASH! ao longo dos últimos três anos, em entrevistas assinadas pelo jornalista Miguel Azevedo. São histórias de alegrias, dores, são muitas memórias deles e nossas. Viva o rock! Esta é a edição especial da FLASH! 'Viva o rock português', porque tudo isto é parte das nossas vidas.
Formados por três amigos do Bairro das Estacas, os Sétima Legião foram um dos mais singulares projetos da música portuguesa. Começaram a tocar num terraço e acabaram a conquistar o país. Para memória futura deixaram temas como ‘Sete Mares’, ‘Noutro Lugar’, ‘Por Quem Não Esqueci’ ou ‘Por tua Imensa Saudade’, que ainda hoje continuam a conquistar gerações. O pretexto para uma conversa com dois dos fundadores.
As memórias dos anos 80, o fim da parceria com Carlos Tê ("Não há possibilidade de reatarmos", garante), a visão sobre o mercado atual e aquilo que se vai fazendo ("a música anda sempre subalterna às palavras"), a relação entre as editoras ("querem comer-nos vivos", desabafa) e as plataformas de streaming ("são gangs instituidos", acusa). Tem a palavra o 'pai do rock português', sem filtros e sem papas na língua.
Começaram por ser apelidados de "fascistas" mas com uma música pensada para as discotecas, embalada pela new wave, os Heróis do Mar tornaram-se um caso único. Corria 1982 quando o 'Amor' mudou a música portuguesa e a cabeça de um país que passou a não ter medo de se divertir e dançar sem parar.
Os municípios já anunciaram os programas para as festas que vão marcar a entrada em 2025. Assinale na agenda e dê as boas-vindas ao novo ano com muita diversão.