Porto Covo recebeu esta semana uma distinção muito especial: tornou-se primeiro destino turístico sustentável do Alentejo, precisamente pelo equilíbrio entre turismo e natureza e a promoção de “práticas ambientalmente conscientes”, segundo a Biosphere Responsible Tourism, que atribuiu o prémio. “O destino oferce experiências singulares, que vão desde o ecoturismo até à valorização da gastronomia local e dos produtos artesanais, esta aldeia piscatória destaca-se como um destino onde o visitante se conecta com a cultura e a natureza”, afirma-se ainda.
Mas o que é que Porto Covo tem de especial? Além dos restaurantes locais, e da vida de comunidade típica de uma aldeia, insere-se na bonita paisagem da costa alentejana com várias praias a oferecerem a possibilidade de momentos ao sol num cenário único. Entre as mais belas estão a Praia da Samouqueira, a Praia da Foz, a Praia dos Buizinhos ou a Praia Grande de Porto Covo.
Mas um dos ex-libris de Porto Covo - há muito cantado por Rui Veloso - é a famosa ilha do Pessegueiro, um minúsculo pedaço de terra, usado como porto de abrigo dos Cartagineses e Romanos, e de uma beleza única.
Entre os programas de quem visita Porto Covo, estão os passeios de cavalo junto ou mar, ou simplesmente relaxar a comer bem e a dormir nos ecoturismo que promovem o contacto com a natureza, num ambiente em que o bem-estar é rei.